Concerto da Orquestra Clássica do Sul abre comemorações dos 35 anos da UAlg

A Orquestra Clássica do Sul vai atuar esta noite, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, às 21h30, na abertura […]

orquestra clássica do sulA Orquestra Clássica do Sul vai atuar esta noite, no Grande Auditório do Campus de Gambelas, às 21h30, na abertura das comemorações do 35º aniversário da Universidade do Algarve.

Sob a batuta de Cesário Costa e tendo como Soprano Sara Afonso, o concerto tem entrada livre e é aberto ao público em geral. O concerto estará centrado no repertório de Mozart.

 

Mais informação sobre o espetáculo:

 

Sobre o Programa:

O programa centrar-se-á nas obras de Mozart. A colaboração de Lorenzo da Ponte com W. A. Mozart foi das mais frutuosas da História da Ópera. O italiano escreveu três libretos aos quais o compositor austríaco deu forma musical. As Bodas de Fígaro, Don Giovanni
e Così fan tutte são óperas com vários elementos comuns que as tornam muito próximas na forma e no conteúdo: o amor é claramente o tema central em todas elas. Pelo meio surgem sempre as infidelidades, os enganos, as situações caricatas (ilustradas musicalmente de forma brilhante), a experiência e a ingenuidade, a visão masculina e a feminina, o arrependimento, o perdão e por fim a “moral da história”. A Serenata para Orquestra em Ré maior, K. 250, mais conhecida por “Haffner”, que também vai estar em destaque, foi escrita por Mozart para a família Haffner. O amigo de Mozart, Sigmund Haffner, encomendou esta serenata para ser
tocada nas festividades do casamento da sua irmã, Marie Elisabeth Haffner, e do seu noivo, Franz Xaver Spaeth. A Serenata foi estreada e tocada no dia 21 de Julho de 1776, na noite do casamento.

Sobre Cesário Costa:

Cesário Costa tem-se vindo a distinguir em Portugal como um dos mais ativos maestros da sua geração. Depois do Curso Superior de Piano (Paris), completou o mestrado em Direção de Orquestra (Würzburg, Alemanha), vencendo o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra. A sua atividade como maestro desenvolve-se tanto em Portugal como no plano internacional. Apresentou-se na Europa, Ásia, Cabo Verde e América com reportório que vai do barroco ao contemporâneo, tendo sempre a preocupação de divulgar obras de compositores portugueses. Colaborou com solistas e encenadores de renome. Fez a estreia absoluta de mais de cem obras, trabalhando com a maioria dos compositores nacionais contemporâneos. Paralelamente à atividade de maestro e de programador musical, tem sido professor em diversas escolas e na Universidade Católica Portuguesa. Foi Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra do Algarve e posteriormente presidente da Metropolitana e Diretor Artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa. É atualmente Maestro titular da OrchestrUtópica e foi recentemente convidado para Diretor
Artístico e Maestro Titular da Orquestra Clássica do Sul.

Sobre Sara Afonso

A soprano Sara Afonso iniciou os seus estudos musicais em piano com Margarida Cunha Matos, tendo depois ingressado no Instituto Gregoriano de Lisboa, onde frequentou o curso de piano com Manuel Fernandes. Aí iniciou o estudo da técnica vocal, com Ana Leonor Pereira.
Ingressou posteriormente na Escola de Música do Conservatório Nacional, no curso de canto, sob a orientação de Manuela de Sá, com quem tem trabalhado. Destaca-se de 2013 a sua participação na estreia moderna da opereta cómica A Morte do Diabo da autoria de Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis, com música de Augusto Machado, na estreia moderna da Missa e Tatum Ergo de João Domingos Bomtempo, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, sob a direção de Cesário Costa. Colabora com o Coro Gulbenkian e com o Coro de Câmara Lisboa Cantat. Frequentou o curso profissional de atores da Act. É licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Comentários

pub