Câmara de Silves acompanha situação do casal ferido ao cair em buraco de Armação de Pêra

A Câmara Municipal de Silves está a acompanhar a situação do casal de idosos que, na terça-feira, dia 2 de […]

resgate Armação de Pêra_3A Câmara Municipal de Silves está a acompanhar a situação do casal de idosos que, na terça-feira, dia 2 de Dezembro, ficou ferido ao cair num buraco com cerca de três metros de profundidade, que se abriu Rua D. João II, em Armação de Pêra.

A queda do casal foi causada por uma rutura numa conduta de água que fez com que o solo abatesse, cerca das 15h00, abrindo-se um buraco no momento em que os idosos passavam no local.

A mulher, de 60 anos, foi resgatada rapidamente, por populares, mas o homem, de 70 anos, que ficou soterrado até à cintura, só foi retirado duas horas depois da queda, às 17h15, numa operação dos bombeiros, dificultada pelo terreno arenoso, segundo a Proteção Civil.

O casal teve de ser hospitalizado, na Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, estando a mulher internada no serviço de ortopedia e o homem na unidade de cuidados intensivos.

A presidente da Câmara de Silves, que disse «lamentar profundamente o acidente ocorrido de forma imprevisível», já visitou o casal e levou apoio psicológico à mulher acidentada, tendo assegurado que a autarquia vai ressarcir os feridos pelos danos causados.

A autarca Rosa Palma revela, em nota de imprensa, que já «disponibilizou ao casal e aos seus familiares, em nome da autarquia, toda a ajuda e colaboração necessárias, nomeadamente dos seus serviços técnicos, e continuará a acompanhar de perto a evolução da situação» e faz «sinceros votos para que as vítimas se restabeleçam o mais rapidamente possível».

resgate Armação de Pêra_4A presidente da autarquia de Silves anunciou também que «os trabalhos de averiguação técnica com vista a apurar quais foram as causas exatas do acidente continuam a decorrer».

Na sua nota de imprensa, o Município de Silves agradece «o excelente trabalho realizado pelas equipas dos Bombeiros Voluntários de Silves e Albufeira», e o «apoio prestado pela GNR, INEM e Cruz Vermelha que, particularmente, proporcionaram o resgate bem-sucedido de um dos acidentados, em circunstâncias extremamente difíceis».

As ruturas em condutas de abastecimento de água no concelho de Silves são um problema frequente e existem vários locais reincidentes, razão que motivou o executivo municipal a pedir um levantamento das áreas problemáticas. A zona onde se deu o abatimento do solo que levou à abertura do buraco já estava, aliás, referenciada.

Admitindo que este é um problema que afeta todo o concelho, Rosa Palma explicou que algumas das condutas de abastecimento de água têm mais de 30 anos e nunca foram alvo de manutenção ou substituição. A autarca diz que esse trabalho de renovação da rede terá de avançar, mas terá de ser feito de forma faseada, de acordo com as possibilidades financeiras da autarquia.

 

 

 

Fotos: Junta de Freguesia de Armação de Pêra

 

Comentários

pub