Lagoa visita nova quinta produtora de vinhos no Dia Europeu do Enoturismo

O concelho de Lagoa, como produtor de bons vinhos, associou-se pela primeira vez, no sábado passado, ao Dia Europeu do […]

visita quinta vinhos_1O concelho de Lagoa, como produtor de bons vinhos, associou-se pela primeira vez, no sábado passado, ao Dia Europeu do Enoturismo, evento promovido pela Rede Europeia de Cidades do Vinho ( RECEVIN), em parceria com a Associação dos Municípios Portugueses do vinho e municípios associados.

Assim, a comissão organizadora de atividades do Ano do Vinho – 2015, do Município de Lagoa, presidida pelo edil Francisco Martins, visitou a Quinta Monte dos Salicos, uma das quintas produtoras de vinho no concelho.

A visita contemplou um passeio guiado pelas vinhas, durante o qual o responsável comercial proporcionou aos participantes informação acerca do funcionamento da quinta, das castas utilizadas, dos projetos e investimentos em curso, e importância histórica económica e cultural do vinho de Lagoa ao longo dos tempos, culminado com uma prova dos vinhos da herdade.

A quinta, com aproximadamente 13 hectares, situa-se perto de Carvoeiro, onde o clima tipicamente mediterrânico e os solos argilo-calcários formam um excelente “terroir” para as castas tradicionais, bem como para as castas internacionais.

Com o passar dos anos, a vinha cresceu e o sonho de ter um vinho próprio também, a partir das melhores castas do Monte de Salicos (Aragonês, Touriga Nacional, Syrah e Cabernet Sauvignon ). E assim surgiram dois tintos que ganharam o nome da herdade: MDS.

Graças ao atual investimento do proprietário, prevê-se não só uma melhor e maior produção, mas também a aposta em diferentes variedades deste tipo de vinho, (nomeadamente brancos e rosés) que é um rótulo recente dentro da tão característica produção de vinho do Algarve.

Comentários

pub