Fadista Ricardo Ribeiro traz a sua «verdade» a Faro e Portimão

Fado é, em grande medida, sentimento, e isso, garante Ricardo Ribeiro, não faltará nos dois concertos que irá protagonizar, este […]

RICARDO RIBEIRO PORTRAIT FOR CD COVER AND PROMOTIONFado é, em grande medida, sentimento, e isso, garante Ricardo Ribeiro, não faltará nos dois concertos que irá protagonizar, este fim de semana, no Teatro das Figuras, em Faro, e no Tempo-Teatro Municipal de Portimão.

O conceituado fadista vai estar na sexta-feira (21 de Novembro) em Portimão e ruma a Faro no sábado (22), com os espetáculos agendados para as 21h30, em ambos os locais.

Na base destes dois concertos, estará o mais recente disco de Ricardo Ribeiro «Largo da Memória», lançado em 2013, mas não faltarão outras músicas de sucesso do fadista, nomeadamente do álbum «Porta do Coração», com o qual atingiu o disco de ouro, em 2012.

Apesar de atuar em dois locais da região, não são de esperar dois espetáculos iguais. «Os concertos são sempre aquilo que nós sentimos que o público quer. Tento sempre entrar em sintonia com a assistência. Claro que tenho um alinhamento pré-definido, mas acabo por o alterar, quase sempre», revelou Ricardo Ribeiro, em entrevista ao Sul Informação.

Aquilo com que se poderá, certamente, contar, é com «a verdade» de Ricardo Ribeiro. «O público pode esperar a minha verdade, emoção e tudo o que de genuíno tenho para oferecer», prometeu. Na assistência, também estarão leitores do Sul Informação, que vai oferecer bilhetes para ambos os espetáculos, em passatempos a lançar a partir desta quarta-feira.

Ricardo Ribeiro volta ao Algarve pouco tempo depois de encher duas das salas de espetáculos mais importantes do país, o Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e a Casa da Música, no Porto, e de ter atuado para uma sala repleta em Nova Iorque, no Elebash Center.

«Não me posso queixar! Tenho sido acarinhado pelo público e também por fadistas mais velhos, que sempre me deram apoio. Tenho atuado em casas quase sempre cheias e isso inspira-me a trabalhar cada vez mais», assegurou.

Ricardo Ribeiro: “Mantenho a essência do fado, nunca a perdi. Isso manterei sempre, faz-me parte do sangue”

Ricardo Ribeiro contou com muitos mestres portugueses, grandes figuras do Fado que o ensinaram desde que entrou neste mundo, quando era ainda uma criança. Uma vida de fado, mas não só, já que o músico não tem medo de aceitar novos desafios.

O melhor exemplo é a colaboração que teve com o conceituado músico e instrumentista libanês Rabih Abou-Khalil, com o qual editou o disco «Em Português», em 2008. Uma experiência que, não esconde, o marcou profundamente . «Fez nove anos, em Novembro deste ano, desde que começámos a trabalhar juntos. Foram nove anos a cantar música que pensei que nunca seria capaz de cantar», revelou Ricardo Ribeiro.

«Tenho um carinho muito especial pelo Rabih Abou-Khalil. Há pessoas que nos mudam», neste caso, para melhor, considerou. «Mudei, de certa forma, porque descobri coisas novas. Mas mantenho a essência do fado, nunca a perdi. Isso manterei sempre, faz-me parte do sangue», garantiu.

Ricardo Ribeiro vai subir a palco acompanhado por Pedro Castro, na guitarra portuguesa, por Jaime Santos, na viola de fado, e por Francisco Gaspar, na viola baixo.

Em Portimão, os bilhetes custam 15 euros, com descontos de 20 por cento para associados do Montepio e um acompanhante. Em Faro, custam 15 euros para a primeira plateia e 10 euros, para a segunda.

Comentários

pub