Polis Ria Formosa avança com a reposição do cordão dunar da Praia do Farol

A Polis Litoral Ria Formosa lançou o concurso para obra de reforço do cordão dunar da Praia do Farol, na […]

Praia do Farol_CM FaroA Polis Litoral Ria Formosa lançou o concurso para obra de reforço do cordão dunar da Praia do Farol, na Ilha da Culatra, no concelho de Faro, que será realimentada com areia recolhida nos canais de Faro e Olhão da Ria Formosa.

A obra, orçada em cerca de 1,7 milhões de euros, é realizada no âmbito da Empreitada de Valorização Hidrodinâmica e Mitigação de Risco daquela zona lagunar. A data de entrega de propostas deverá ser marcada para este mês de Outubro, assim que estejam terminadas «as fases de esclarecimento e de erros e omissões», apurou o Sul Informação junto da Sociedade Polis Ria Formosa, prevendo-se que a obra se inicie «no princípio de 2015», para terminar cerca de cinco meses depois.

Esta obra, em concreto, é identificada como «Intervenção 2.1 – Faro/Olhão». Nela, apenas estão previstas dragagens nos canais principais, que dão acesso a Faro e Olhão. Não está previsto o desassoreamento de barras, nem de canais secundários, que os mariscadores e viveiristas da Ria Formosa há muito exigem à Sociedade Polis.

Com esta intervenção, «pretende-se promover a recuperação dunar, mitigando a vulnerabilidade do sistema a fatores de risco, e potenciar os valores naturais do sistema, quer através do aumento da taxa de renovação da água, quer da melhoria geral da circulação hídrica na laguna», segundo a Polis Ria Formosa.

Ria-Formosa«Simultaneamente, esta ação contribuirá para uma melhoria das condições de navegabilidade nas áreas intervencionadas», acrescenta.

O Plano em que esta intervenção está inserida foi alvo de um Estudo de Impacto Ambiental, que recebeu uma Declaração de Impacte Ambiental favorável em setembro de 2013.

Em abril de 2014, foi lançado o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (Recape) e, em julho passado, foi dada luz verde ao avanço do projeto.

O financiamento virá através do Programa Operacional Temático de Valorização do Território e da celebração de um protocolo entre a Sociedade Polis Ria Formosa e a Administração dos Portos de Sines e do Algarve.

Comentários

pub