Festival de Órgão volta a Faro nos sábados de novembro

Cinco sábados, cinco concertos. O Festival de Órgão de Faro vai começar no dia 1 de novembro e volta a […]

orgao da se de faroCinco sábados, cinco concertos. O Festival de Órgão de Faro vai começar no dia 1 de novembro e volta a contar com intérpretes virtuosos, nacionais e internacionais, para tocar os órgãos históricos da Sé de Faro e da Igreja do Carmo. Como sempre, os concertos realizam-se todos os sábados do mês, às 21h30.

Em 2014, a associação Música XXI e a Direção Regional de Cultura do Algarve, que organizam o evento, voltam a juntar valores emergentes com organistas de renome, sem esquecer a componente internacional. Um dos pontos altos será o concerto do organista, pedagogo e organólogo checo Pavel Černý, que vem ao Algarve com o apoio do Consulado Honorário da República Checa de Faro.

Os concertos patrocinados são uma novidade da edição este ano. Além dos apoios ao festival em si, que chegam do Município de Faro, da ALGAR, do Hotel Faro e da Região de Turismo do Algarve, há, este ano, dois concertos apoiados diretamente por instituições privadas: o de Pavel Černý e o de Rui Soares, que será patrocinado pela Fundação Inatel.

O primeiro organista a marcar presença na 7ª edição do Festival de Órgão de Faro será o jovem André Bandeira, que lança o evento no próximo sábado «nos teclados, pedais e registos do órgão da Igreja do Carmo».

A 8 de novembro, a organização promove um concerto em que é proporcionada a interação do órgão com outro instrumento musical, neste caso, o Oboé. Teresa Ramos é a oboísta que irá acompanhar o organista Daniel Ribeiro, neste espetáculo que terá lugar na Igreja do Carmo.

No dia 15, o evento segue para a Sé de Faro, e será pelas mãos de Rui Soares que sairá música dos tubos do órgão histórico ali existente. «Este concerto conta com o especial apoio da Fundação INATEL», salienta a organização.

A Sé de Faro volta a abrir portas uma semana depois, para acolher «um percurso histórico pela música antiga ibérica», cujo “guia” é músico e musicólogo José Carlos Araújo.

O festival é encerrado no dia 29 de novembro, na Sé, com o concerto de Pavel Černý, organista checo com «inúmeras atuações internacionais, vários prémios arrecadados e diversas gravações televisivas, radiofónicas e discográficas» no seu currículo.

Comentários

pub