Curtas metragens de Méliès exibidas em filme-concerto com o Arsénio Martins Ensemble

O Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, apresenta este sábado, 1 de Novembro, às 21h30, um filme-concerto com o Arsénio Martins […]

Cartaz Filme Concerto Melie_TMGO Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, apresenta este sábado, 1 de Novembro, às 21h30, um filme-concerto com o Arsénio Martins Ensemble e a projeção de várias curtas metragens de George Méliès.

Serão ao todo sete curtas metragens, entre as quais “Le Tripot clandestin” (1905), “Le thaumaturge Chinois” (1902), “Barbeu Bleu” (1901), “Voyage a la lune” (1902) e “Le papillon Fantastique” (1909) que serão projetadas ao som da guitarra, por Arsénio Martins (também compositor), e do saxofone tenor e clarinete, por Gonçalo Mortágua.

Este filme-concerto é o primeiro de um ciclo onde poderão ser revisitadas várias obras representativas de correntes como o expressionismo alemão, animação, cinema infantil, curtas-metragens, documentários, terror e cinema francês.

Algumas das composições que fazem parte deste espetáculo foram interpretadas na última edição do Festival Internacional de Cinema de Tróia, por altura da comemoração dos seus trinta anos.

Filme concertista, Arsénio Martins atuou com as suas duas formações – o Aroma Jazz Trio e o Arsénio Martins Ensemble – em todas as províncias de Espanha, em vários festivais de cinema e ciclos organizados por diversas cinematecas.

Acompanhou até hoje 23 filmes de cinema mudo e conta na sua discografia com trabalhos como Notas Brancas (1996), A cor dos anjos (1999), A luz nas lágrimas (2000), Na Margem do Prazer (2004), Sorrisos invisíveis (2012) e The poetry project (2014).

Os bilhetes para o filme-concerto custam 2,5 euros, podendo ser adquiridos uma hora antes do início do espetáculo.

Comentários

pub