Câmara e Junta de Freguesia de Olhão convocam protesto contra fecho da passagem de peões

A Câmara de Olhão e a Junta de Freguesia acabam de convocar para sábado, 11 de Outubro, uma «concentração» contra […]

Passagem de nível pedonal desativada em Olhão_5A Câmara de Olhão e a Junta de Freguesia acabam de convocar para sábado, 11 de Outubro, uma «concentração» contra o fecho da passagem de nível pedonal sobre a linha férrea, junto à estação de Olhão, sobre o viaduto que liga a Avenida Dr. Bernardino da Silva e a Avenida da República.

A concentração está marcada para as 10h00, junto à Biblioteca Municipal e, segundo o comunicado conjunto assinado pelos presidentes da Câmara (António Pina) e da Junta (Luciano de Jesus), pretende ser «uma manifestação pacífica», para «mostrar à REFER o transtorno causado pelo súbito encerramento desta passagem pedonal, essencial para a mobilidade diária da população olhanense».

Tendo em conta que a linha do caminho de ferro corta Olhão em duas, aquela passagem para peões garantia a ligação entre essas metades da cidade. No entanto, alegando «razões de segurança», a REFER fechou a passagem no dia 30 de Setembro, aconselhando as pessoas que se deslocam a pé a usarem o vizinho túnel rodoviário por baixo da linha férrea.

O autarca Luciano de Jesus salientou, no dia anterior ao fecho da passagem, que se trata de uma alternativa «de difícil acesso e com um grau de dificuldade elevado, principalmente para quem tem dificuldade de locomoção», nomeadamente os idosos.

Desde o fecho da passagem, e pelo menos durante uma semana, a PSP esteve em permanência junto ao local para evitar que alguém abrisse um buraco na vedação entretanto colocada pela REFER, restabelecendo assim, embora de forma precária, a ligação a pé.

No seu comunicado, os presidentes das duas autarquias de Olhão acrescentam que «porque a voz do cidadão deve fazer-se ouvir quando não está de acordo, queremos unir em uníssono um coro de protesto que seja capaz de soar na consciência de quem pode decidir retroceder com uma medida que não beneficia ninguém».

E garantem: «vamos despir as cores partidárias e unirmo-nos em prol de um objetivo comum».

A terminar, António Pina e Luciano de Jesus apelam a que seja encontrada uma «solução sensata que concilie a segurança com a mobilidade».

 

 

Comentários

pub