Bispo do Algarve inaugura restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação em Odeleite

A obra de restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação, em Odeleite, vai ser inaugurada pelo Bispo […]

Retábulos OdeleiteA obra de restauro dos retábulos da Igreja de Nossa Senhora da Visitação, em Odeleite, vai ser inaugurada pelo Bispo do Algarve D. Manuel Neto Quintas, no sábado, 5 de outubro, às 16h00, em cerimónia a decorrer nesta aldeia do nordeste algarvio.

Num investimento total de pouco mais de 108 mil euros, a intervenção, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial de Odeleite, contemplou a conservação e restauro de três dos cinco retábulos da Igreja (retábulo de Nossa Senhora do Rosário, São Miguel e São Pedro), cuja reparação era urgente devido ao elevado grau de degradação.

Os retábulos apresentavam problemas estruturais e estéticos, designadamente, fendas e fissuras nos suportes de madeira e infestação de insetos, descolagem e abertura de juntas, perda significativa de policromia, estando o conjunto das peças de tal forma degradado que os trabalhos implicaram a desmontagem total das peças, substituição parcial ou, nalguns casos, total dos elementos estruturais.

O projeto da Fábrica da Igreja Paroquial de Odeleite foi financiado em 60% pelo Programa PRODER (num total de 58.818,48 euros), cabendo ao Município custear o investimento não elegível pela candidatura que foi de 49.323,12 euros.

Comentários

pub