Aurélio Marcos apresenta livro «A Caridade e as Instituições de Assistência Pública no Concelho de Lagoa»

«A Caridade e as Instituições de Assistência Pública no Concelho de Lagoa» é o título do novo livro do investigador […]

joão nuno livro«A Caridade e as Instituições de Assistência Pública no Concelho de Lagoa» é o título do novo livro do investigador de história local João Nuno Aurélio Marcos, que será apresentado este sábado, dia 25 de Outubro, às 18 horas, no Convento de São José, em Lagoa.

O livro, lançado pela Arandis Editora, conta a história de instituições como a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa e de Estômbar, Compromisso Marítimo de Ferragudo, Confrarias Religiosas de Lagoa, Estômbar, Porches e Ferragudo, e atividades de Assistência Social, algumas já desaparecidas, como a roda dos expostos, Colégios ou Casas de Mulheres Toleradas, o Recolhimento, a Associação Protetora de Meninas Pobres, o Colégio de São José e o Asilo de Lagoa.

A obra aborda também as instituições de carácter mutualista e de socorro, como o Montepio Artístico e a Associação de Socorros Mútuos Fraternidade Operária ou ainda as associações e clubes de cariz cultural, recreativo ou mesmo sócio-profissional, como o Ateneu, o Clube, o Sindicato Agrícola, o Casino de Carvoeiro e a Sociedade Artística Lagoense.

Trata-se de uma obra abrangente de todo o concelho de Lagoa, que abarca 500 anos de história desse concelho, centrando o seu estudo sobretudo após o século XVI e até aos anos 30 do século XX.

Aurélio Marcos, licenciado em Direito e advogado de profissão, já editou antes dois livros sobre a história de Lagoa, sua terra natal: «Lagoa Liberal, Republicana e Maçónica», lançado em 2010, para assinalar o centenário da República, e «Os Viscondes de Lagoa», em 2013.

Comentários

pub