Turismo e fundos comunitários debatidos hoje no Algarve

O Turismo de Portugal organiza esta quinta-feira, 25 de setembro, às 14h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, […]

OLYMPUS DIGITAL CAMERAO Turismo de Portugal organiza esta quinta-feira, 25 de setembro, às 14h30, na Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, a terceira conferência pública para a elaboração de um Plano de Ação para o desenvolvimento do turismo do país e das regiões até 2020, que visa enquadrar as prioridades para a utilização dos fundos comunitários no Turismo.

A elaboração do Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal 2014-2020 para utilização dos fundos comunitários 2014-2020 terá por base um processo de envolvimento e concertação entre os vários agentes do setor, públicos e privados, resultado da sua participação em conferências e workshops técnicos realizados nas diferentes regiões turísticas do País. Coimbra e Évora foram as primeiras cidades anfitriãs desta iniciativa.

O secretário de Estado do Turismo Adolfo Mesquita Nunes, o presidente do Turismo de Portugal João Cotrim de Figueiredo, o presidente da CCDR do Algarve David Santos, o presidente da Câmara Municipal de Faro Rogério Bacalhau, e o presidente da Região de Turismo do Algarve Desidério Silva, são alguns dos intervenientes no evento.

Da parte associativa, destacam-se a presença do presidente da Associação de Hotelaria de Portugal (AHP), Luís Veiga, do presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), do vice-presidente da Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AHISA), Vítor Faria, do presidente do Núcleo Empresarial da Região do Algarve e Presidente da Comissão Organizadora da BTL, Vítor Neto, e do presidente do CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe, Diogo Gaspar Ferreira.

A conferência culmina com a assinatura do Protocolo de Cooperação – Turismo 2020 que, simbolicamente, assinala a adesão de várias entidades (públicas e privadas) ao processo colaborativo de construção do Plano de Ação Turismo 2020.

O objetivo deste Plano de Ação é fixar-se como um referencial estratégico para Portugal e para as Regiões no contexto do ciclo de programação comunitária 2014-2020. Além disso, pretende contribuir para uma maior articulação e seletividade entre investimentos, garantindo uma melhor aplicação dos fundos comunitários no desenvolvimento do Turismo.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória, que pode ser feita aqui.

 

PROGRAMA

14h30 – 15h15 >>Abertura
David Santos, Presidente da CCDR Algarve
Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo

15h15 – 16h30 >> Fundos Comunitários: lições do QREN, desafios e oportunidades
Desidério Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve
Luís Veiga, Presidente da AHP – Associação de Hotelaria de Portugal
Elidérico Viegas, Presidente da AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve
Vítor Faria, Vice-Presidente da AHISA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve

16h30 – 16h45 >> Coffee-break

Vítor Neto, Presidente do Núcleo Empresarial da Região do Algarve e Presidente da Comissão Organizadora da BTL
Diogo Gaspar Ferreira, Presidente do CNIG – Conselho Nacional da Indústria do Golfe
João Cotrim de Figueiredo, Presidente do Turismo de Portugal

17h30 – 18h00 Turismo 2020 >> Que estratégia para o Turismo?
Augusto Mateus, Augusto Mateus & Associados
Plano de Ação: a construção de prioridades 2014-2020
Nuno Fazenda, Turismo de Portugal
Assinatura de Protocolo de Cooperação – Turismo 2020

18h00 >> Encerramento
Rogério Bacalhau, Presidente Câmara Municipal de Faro

Comentários

pub