Martim Longo mostrou potencialidades gastronómicas do figo da índia

Os «Aromas e Sabores com Figo da Índia» foram novamente demonstrados num concurso, em Martim Longo, no concelho de Alcoutim. […]

Concuros Sabores e Aromas figo da India Martim longo 2014Os «Aromas e Sabores com Figo da Índia» foram novamente demonstrados num concurso, em Martim Longo, no concelho de Alcoutim. Ao todo, foram dadas a provar 32 receitas que usam este fruto, proveniente da figueira-da-índia ou piteira, cinco das quais acabaram premiadas por um júri onde não faltaram chefs conceituados.

A receita que venceu o concurso foi apresentada por Michaela Joaquim, que colocou em cima da mesa uma «Mousse de figo da Índia com chocolate», seguindo-se Ângela Teixeira, com a receita «Espiral Pita», e Tatiana Fernandes, com o seu «Doce Anaji» (ver fotos no final).

Houve ainda distinções para as receitas mais inovadoras. Na categoria Inovação Amadores, o vencedor foi Sílvia Candeias, que levou a concurso «Bombons de chocolate com paté de figo da Índia». Nos profissionais, venceu a empresa Doces Candeias, com o «Doce de figo da Índia e palma».

O júri do concurso foi constituído por: Leonel Pereira, chef do restaurante São Gabriel; Vitor Ramos, mestre pasteleiro do Hotel Hilton; Maria José Vasques, membro da Confraria de Gastrónomos do Algarve; Nelson Ventura, membro da Confraria Gastronómica do Figo da Figueira da India e Nuno Rodrigues, da Associação Terras do Baixo Guadiana.

Para além da degustação do figo da índia nas suas mais variadas formas, as largas dezenas de participantes que passaram no salão da Junta de Freguesia de Martim Longo tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma apresentação sobre a figueira-da-índia a cargo do Grão Mestre da Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India Tomé Panazeite, que se debruçou sobre a constituição da planta, os principais usos da figueira e do figo e os cuidados a ter na instalação de um pomar.

«Sensibilizar a população para a importância da exploração de forma sustentável dos produtos endógenos em geral e do figo da índia em particular para o desenvolvimento da região, bem como promover os produtos locais e a tradição gastronómica da serra algarvia, assente na dieta mediterrânica, foram os grandes objetivos dos organizadores, que prometem uma quinta edição da iniciativa já no próximo ano», segundo a Câmara de Alcoutim.

O concurso é organizado pela autarquia alcouteneja, pela Junta de Freguesia de Martim Longo, pela APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses e pela ADECMAR – Associação de Desenvolvimento Etnográfico Cultural de Martim Longo e contou com a colaboração do Centro Recreativo e Cultural do Laborato e da Cooperativa Agrícola de Rega do Pessegueiro – Coopêssego, entre outras entidades.

 

Receitas premiadas:

 

Comentários

pub