Já começou o enchimento artificial de seis praias de Lagoa e Albufeira

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) começou na quinta-feira, 28 de Agosto, a operação de enchimento artificial de areia em […]

Recarga da Praia NovaA Agência Portuguesa do Ambiente (APA) começou na quinta-feira, 28 de Agosto, a operação de enchimento artificial de areia em seis praias algarvias, quatro no concelho de Lagoa e duas no de Albufeira.

O objetivo é fazer crescer as praias para uma largura de 40 metros de areal, para que os banhistas se afastem das faixas de risco junto às arribas.

Apesar de ainda haver muitos banhistas na praia, estas intervenções, que se vão prolongar até meados de Novembro, tiveram que começar já, de modo a evitar o mau tempo no mar habitual a partir desse mês.

A operação de realimentação começou pela Praia Nova, ao lado do promontório de Nossa Senhora da Rocha, no litoral de Lagoa, onde as máquinas deverão estar a trabalhar durante 12 dias, para repor 90 mil metros cúbicos de areia. Os trabalhos são feitos durante o dia e a noite.

Seguem-se as praias da Cova Redonda (Lagoa), na terceira e quarta semanas de Setembro, Coelha (primeira e segunda semana de Outubro) e Castelo (terceira semana de Outubro), ambas no litoral de Albufeira, Benagil (última semana de Outubro) e finalmente Carvoeiro, nos primeiros quinze dias de Novembro.

Além da reposição de areias, estão também a ser desmontadas zonas de arriba em risco, nessas praias.

Sebastião Teixeira, responsável pela APA no Algarve, explicou que «a areia vem de cinco quilómetros da costa, estando depositada a uma profundidade de 20 metros». Aí é dragada, transportada depois pela draga até à beira da praia e depois expelida por grandes tubos para o areal. «Trata-se de «areia de excelente qualidade», garantiu.

Comentários

pub