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Sul InformaçãoO Partido Socialista de Faro defende que «a apresentação de um passe regional único para o transporte público no Algarve, tanto ferroviário como rodoviário, seria a melhor forma de comemorar os 125 anos da chegada do comboio ao Algarve», que ontem, dia 1 de julho, se assinalou.

Luís Graça, presidente do PS/Faro, considera «urgente a definição de uma estratégia integrada para os transportes públicos na região, que concilie percursos, horários e tarifários, tanto ao nível dos comboios como dos autocarros».

A falta de uma estratégia de integração entre os diversos modos e operadores, assim como os preços por estes praticados, «tornam impraticável e insustentável para a maioria dos algarvios o recurso ao transporte público», afirma Luís Graça, concluindo que «hoje em dia só quem não tem alternativa é que recorre ao comboio para uso diário».

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A título de exemplo, os socialistas apontam o custo do passe mensal para alguém que necessite viajar entre Lagos e Faro (175,40 euros) ou entre Vila Real de Santo António e Faro (124,65 euros), «sem que esteja incluído neste elevadíssimo valor a capacidade de viajar nos autocarros urbanos ou no serviço minibus e a absoluta ausência de um esforço de conciliação de horários».

Os socialistas farenses defendem que «um passeio no comboio presidencial, com certeza muito bonito e revivalista, não esconde as limitações e os constrangimentos regionais em matéria de transporte público, tanto para os residentes como para os milhões de turistas que anualmente visitam o Algarve e que continuam sem ter acesso a um título único para os transportes públicos algarvios, que permita a quem deseja conhecer a região não ter que andar com diferentes mapas e horários, muitas vezes incompatíveis, comprando em cada local diferentes títulos de viagem, ora para o comboio ora para o autocarro».

O PS Faro insiste ainda que «a melhoria da qualidade do transporte ferroviário interurbano passa pela eletrificação dos troços da linha ferroviária entre Lagos e Tunes e Faro e Vila Real de Santo António, com ligação a Huelva/Andaluzia, e uma ligação ferroviária entre a capital algarvia e o Aeroporto Internacional de Faro e o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve». Isso mesmo constava da proposta que os vereadores do PS na Câmara de Faro apresentaram ao Governo e ao executivo municipal, no âmbito da elaboração do relatório de priorização dos Investimentos de Elevado Valor Acrescentado para o período do próximo Quadro Comunitário de Apoio 2014-2020.

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