Obras na Variante Norte de Faro recomeçam no início de agosto

As obras na Variante Norte de Faro recomeçam «no início de agosto» e devem estar concluídas «no primeiro trimestre de […]

Variante Norte FaroAs obras na Variante Norte de Faro recomeçam «no início de agosto» e devem estar concluídas «no primeiro trimestre de 2015». A garantia foi dada à Câmara de Faro pelo vice-presidente da Estradas de Portugal e pelos representantes do consórcio construtor, durante uma visita que efetuaram à obra, esta segunda-feira, acompanhados pelo executivo camarário farense.

«As coisas, neste momento, estão definidas e delineadas. O consórcio irá começar as obras no início de agosto», revelou o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, em declarações ao Sul Informação. «Penso que será logo na primeira semana. Poderá é não ter logo visibilidade, pois há instalação a fazer», acrescentou.

A partir do momento em que haja obra, «haverá ali um prazo de obra de sete ou oito meses». «Portanto, no primeiro trimestre de 2015, se não houver contratempos e se o tempo o permitir, em princípio, a obra estará concluída», acrescentou o edil farense.

Quando a obra foi suspensa, há cerca de três anos, era apontado um prazo de três a quatro meses para a sua conclusão. Mas, com a paragem, o prazo foi dilatado. «É normal que possa levar mais algum tempo agora. Uma das coisas que eu perguntei foi se, no caderno de encargos atual, se tinha considerado a degradação da obra. Disseram-me que isso foi tudo estudado, ao longo destes meses, e está considerada a requalificação daquilo que existe e, depois, a conclusão da obra», explicou.

Rogério Bacalhau. “Pedi que a zona da Estrada da Penha fosse a primeira intervencionada, para que aquela artéria possa ser reaberta o mais depressa possível”

«A questão de durar seis ou sete meses, para mim, é pouco relevante. O que interessa é que a obra comece e que possa finalizar-se. Vamos acompanhar a obra e ofereceremos os nossos préstimos sempre que necessário», assegurou.

Para já, e ainda antes da obra começar, a Câmara de Faro já procurou garantir a resolução de alguns problemas associados à sua execução. «A reabertura da Estrada da Penha foi algo que eu referi. Pedi que aquela zona fosse a primeira intervencionada, para que aquela artéria possa ser reaberta o mais depressa possível», disse.

Até porque haverá a necessidade de encerrar a estrada da Ribeira das Lavadeiras, cujo percurso é paralelo ao da Estrada da Penha, «por 10 ou 12 dias» e a autarquia pretende que as duas estradas «não estejam fechadas simultaneamente».

«Esta é uma ótima notícia para o concelho, mas também para todo o Algarve. Aquela via, além de permitir uma melhor distribuição de quem entra em Faro, permite a circulação de Barlavento para Sotavento, e vice-versa, sem ter de entrar na cidade. Isso traz ganhos para o cidadão, que pode circular com muito mais comodidade», disse.

 

 

Comentários

pub