Jovens de Portugal e Polónia promovem inclusão social em Olhão e Poznan

O projeto de mobilidade juvenil «Intercultural Conaction» está a colocar em contacto jovens de Portugal e da Polónia, utilizando a […]

Intercultural ConactionO projeto de mobilidade juvenil «Intercultural Conaction» está a colocar em contacto jovens de Portugal e da Polónia, utilizando a Arte e a Educação Não Formal como forma de promover a inclusão social. O projeto começou este sábado na cidade polaca de Poznan e terminará no dia 24 de julho, em Olhão.

A iniciativa da MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão, promovida em parceira com a organização Polaca CIM Horyzonty, envolve 28 jovens com menos oportunidades de ambos os países.

«O grupo irá reunir-se em Poznan, onde o tema do combate à exclusão social e à marginalização através das artes e ENF será introduzido. Os participantes vão viajar juntos para Olhão, onde vão aprofundar o tema. Durante o programa os participantes irão experimentar diversas atividades de sensibilização positiva e o contacto com outras culturas, apoiando a educação intercultural entre os países envolvidos», descreve a MOJU.

O «Intercultural Conaction» tem como objetivo «aumentar a consciencialização sobre a responsabilidade de todos no combate à pobreza e à marginalização, bem como promover a inclusão de jovens com menos oportunidades, utilizando a arte e a educação não-formal (ENF) como metodologias entre os jovens participantes de Portugal e Polónia».

Como resultados, pretende-se «promover a consciencialização sobre temas como os direitos humanos e da juventude, a participação ativa dos jovens na sociedade, e a inclusão social através da promoção das artes e educação não-formal como ferramentas motivacionais para os jovens no combate à marginalização e à pobreza».

O projeto é financiado pelo Programa Juventude em Ação (Agência Nacional Portuguesa) da Comissão Europeia.

 

 

Comentários

pub