Já aí está a invasão de motociclistas de toda a Europa na Concentração de Faro

O Janus e o Stef vieram da Eslováquia até Faro, pela primeira vez, para a 33ª Concentração Internacional de Motos. […]

concentração_motos_2O Janus e o Stef vieram da Eslováquia até Faro, pela primeira vez, para a 33ª Concentração Internacional de Motos. Chegaram cansados, sujos e suados ao fim de três dias de viagem, mas super bem dispostos e com vontade de aproveitar ao máximo estes dias no Algarve, sob o «sol maravilhoso».

Estes amigos eslovacos são apenas dois dos mais de 20 mil motards de toda a Europa que, até domingo, vão estar no Vale das Almas, perto do Aeroporto e da Praia de Faro, para a 33ª edição daquela que é a maior concentração de motos de Portugal e uma das mais importantes a nível europeu.

Mas há quem tenha vindo de mais longe, nomeadamente da Rússia e da Noruega, embora, segundo José Amaro, presidente do Moto Clube de Faro, a maioria dos motociclistas presentes sejam, por esta ordem, «espanhóis, portugueses e ingleses».

concentração_motos_1Na conferência de imprensa de apresentação, que teve lugar esta manhã no recinto da concentração, José Amaro disse que este ano são esperadas «15 mil inscrições, o que significará 25 a 28 mil pessoas dentro do recinto».

Esta é, segundo o presidente da Câmara de Faro, «uma verdadeira festa da família moociclista da Europa». «Vêm as motos, mas também os carros, com o marido, a mulher, os filhos. E é isso que cria aqui um excelente ambiente», acrescentou Rogério Bacalhau, ele próprio um motard que esta noite promete «vestir o colete, montar na moto e vir para cá».

O autarca fez questão de sublinhar a importância da Concentração para Faro – de tal forma que, na reunião desta tarde, a Câmara deve aprovar uma deliberação para que todos os estabelecimentos de restauração e bebidas do concelho possam ficar abertos mais uma hora para além do seu horário normal de fecho.

 

José Amaro: Há 15 mil inscrições de motociclistas, o que significará 25 a 28 mil pessoas dentro do recinto

 

«O Moto Clube, ao longo dos últimos 33 anos, tem sabido colocar os interesses do clube sempre à frente e tem colocado a cidade de Faro no mapa do motociclismo. Faro é a capital do Algarve, mas é também a capital das motos no país», frisou Bacalhau.

Este ano, haverá também atividades fora do recinto da Concentração, na Baixa de Faro, uma forma de aumentar ainda mais os benefícios que o evento traz à cidade e ao concelho nestes quatro dias.

concentração_conf imprensa_1A Concentração Motard movimenta este ano um staff de «1000 a 1200 pessoas, tirando os profissionais de palco e de som», revelou José Amaro.

Na sua maioria, esse milhar de pessoas são voluntários,«sócios e amigos do Moto Clube de Faro, alguns de clubes algarvios e muitos estrangeiros que se deslocam de propósito para cá estar e até vêm antes para ajudar na montagem do recinto».

«Se não fosse o voluntariado, era impossível montar uma Concentração com esta dimensão e características», disse.

Preocupação sempre presente é a da segurança. Por isso, volta a haver «um bem organizado hospital de campanha», disse José Amaro.

Por outro lado, este ano, não haverá restrições na circulação na Praia de Faro, a não ser a moto4, «por razões de segurança», revelou o presidente da Câmara Rogério Bacalhau. «A circulação na Praia de Faro, segundo o que foi acordado com as forças de segurança, está aberta sempre, a menos que haja alguma situação que obrigue a fechar. A Praia de Faro é um espaço limitado, com mobilidade reduzida quando está cheia», acrescentou.

 

Rogério Bacalhau: A circulação na Praia de Faro está aberta sempre, a menos que haja alguma situação que obrigue a fechar

 

O autarca fez ainda um apelo à compreensão do trabalho das forças de segurança, que ainda ontem à noite estiveram em força numa operação stop na zona da Praia de Faro, que visava sobretudo os motociclistas. «As forças de segurança têm os seu papel e o seu principal objetivo é manter a ordem», disse.

Carlos Gonçalves Luís, presidente da Associação Turismo do Algarve e vice-presidente da Região de Turismo, patrocinadores da Concentração, sublinhou o interesse da ATA e da RTA neste evento, pelo «volume de motards e diversidade de países», que contribuem «para o conhecimento do destino Algarve em termos turísticos».

 

Carlos Luís: Concentração é veículo de promoção de grande importância para o Algarve

 

A Concentração é «um veículo de promoção de grande importância para o Algarve. Os que vêm cá, quando regressam aos seus países, vão de tal maneira satisfeitos que divulgam o Algarve», acrescentou Carlos Luís.

Depois de um programa intenso (clique aqui para saber mais), a 33ª Concentração termina no domingo, com o tradicional desfile pelas estradas e ruas de Faro. O presidente Rogério Bacalhau já confirmou a sua participação.

Comentários

pub