Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Sul InformaçãoEsta quarta-feira, há que ter muito cuidado com os efeitos do calor, nomeadamente junto das populações mais vulneráveis, como crianças, idosos e portadores de doenças crónicas. A Administração Regional de Saúde do Algarve alertou para as potenciais consequências das temperaturas elevadas e colocou os serviços de saúde da região no nível de alerta amarelo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê temperaturas máximas de 30 graus para Faro e 28 para Sagres, com o céu limpo e vento fraco. Condições ideais para ir a banhos, mas que também fazem antever «efeitos adversos na saúde da população do Algarve, em especial nos grupos mais vulneráveis ao calor».

Para evitar o pior, a ARS do Algarve aconselha a aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta pouco açucarados e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e bebidas com elevado teor de açúcar, a evitar estar ao Sol entre as 11 e as 17 horas, permanecer em ambiente fresco, evitar atividades que exijam esforços físicos nos períodos de maior calor e usar «roupa solta, de cor clara, opaca, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com índice proteção superior a 30». Também se deve evitar viajar nas horas de maior calor e não deixar «pessoas dentro de viaturas expostas ao sol, especialmente crianças e idosos».

festas da cidade de olhao

Sul InformaçãoA ARS lança um aviso especial em relação aos idosos que vivem sozinhos, que, «por não sentirem sede, devem receber atenção redobrada de familiares, amigos ou vizinhos que garantam a ingestão suficiente de líquidos e de arrefecimento corporal».

«A desidratação provocada pelo calor leva ao agravamento do estado de saúde dos doentes crónicos (Indivíduos com hipertensão arterial, diabetes, problemas cardio-vasculares, respiratórios, hepáticos, alcoolismo, doentes oncológicos, parkinson, alzheimer, obesidade e acamados)», salientou, ainda, a ARS do Algarve.

festas da cidade de olhao

Também poderá gostar

hospital de portimao_er

Auditório do Hospital de Portimão acolhe debate sobre saúde no Algarve

Montepio Tavirense

Projeto do Montepio Artístico Tavirense é finalista no Prémio Inovar para Melhorar

Castro Verde

Castro Verde avança com obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica