Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
savewater

Sul InformaçãoA ministra da Agricultura e do Mar Assunção Cristas viu atum capturado em Portugal a ser vendido «a peso de ouro» no Japão e instou os empresários portugueses a investir na aquacultura em alto mar desta espécie, no Algarve.

O desafio foi lançado esta quarta-feira à margem de uma visita da ministra ao Porto de Olhão, que incluiu uma visita a estruturas de produção de atum offshore da Tunipex, uma empresa de capitais japoneses ali instalada.

Na terra do Sol Nascente, um atum português chega a valer «6 a 7 mil euros», disse a ministra aos jornalistas, recordando uma visita recente que realizou a Tóquio.

lagos eventos

Na sua visita ao Algarve, Assunção Cristas anunciou aos jornalistas que pretende promover parcerias entre instituições japonesas e portuguesas, nomeadamente uma ligação mais próxima entre as universidades de Kinki, no Japão, e do Algarve.

A ideia da ministra é que se crie atum em alto mar, no Algarve, à semelhança do que já acontece com a corvina. A Tunipex, empresa que levou Assunção Cristas à sua estrutura de produção de atum, ao largo de Olhão, conta com uma armação, onde o peixe é capturado, na sua rota migratória e engordado, antes de ser, finalmente, capturado.

 

 

jf-quarteira
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Mega aquacultura offshore ao largo de VRSA volta a estar em discussão pública

Mega aquacultura offshore ao largo de VRSA volta a estar em discussão pública

Sul Informação - Festival «Almadrava» no Vila Galé Albacora dá a conhecer tradição da pesca do atum

“Passado, presente e futuro da pesca do atum no Algarve” vai estar em debate

Sul Informação - Olhão investe 4,5 milhões para construir novo quartel de bombeiros

Olhão investe 4,5 milhões para construir novo quartel de bombeiros