Arte de mariscar é tema de novo passeio em torno da Dieta Mediterrânica em Tavira

A arte de mariscar será o tema principal de nova ação do Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica, […]

???????????????????????????????A arte de mariscar será o tema principal de nova ação do Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica, que irá ter lugar no próximo sábado, às 9h30, em Cabanas de Tavira, junto à Ria Formosa. O passeio sobre a vida e artes ligadas ao mar, será orientado pelo pescador João Batista e pela mariscadora Rita Laurinda.

Na iniciativa, além da importância económica destas duas atividades, estarão em foco as delícias gastronómicas que elas proporcionam, nomeadamente os frutos da Ria Formosa. «Em Cabanas, terra de gente do mar, a pesca era a atividade económica por excelência, no entanto, mariscar não era menos importante. Cascabulhos (ostras), amêijoa, lingueirão, conquilhas e outros mariscos era o sustento de famílias em dias de temporal», segundo a Câmara de Tavira.

Este passeio destina-se à população em geral e a participação é gratuita, embora sujeita a inscrição obrigatória. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 15 horas às 18h30).

A propósito da alimentação praticada, neste território, Teófilo Braga escreveu, no século XIX, “Em Tavira e freguesias vizinhas: marisco, peixe, papas de milho com marisco ou azeite, e raras vezes comem pão”. Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305).

Comentários

pub