Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoVieram à região para conhecer e aprender, mas também para sugerir e ensinar. Os parceiros da Universidade do Algarve (UAlg) no projeto «Wealth- Promoting Local Sustainable Economic Development», vindos de diversas regiões da bacia do mediterrâneo, passaram esta semana a conhecer a região algarvia e alguns dos projetos diferenciadores aqui existentes, no que ao desenvolvimento sustentável diz respeito.

O CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg, através do qual a universidade algarvia participa neste projeto, foi o anfitrião de um grupo que juntou elementos vindos de Israel e Itália. O projeto «Wealth» também integra uma associação da Palestina, mas os seus representantes não puderam estar presentes.

Esta parceria mediterrânica pretende abordar o tema do desenvolvimento económico sustentável local, numa ótica transversal, avaliando parâmetros como os indicadores de qualidade de vida, as dietas regionais, o turismo sustentável e as indústrias culturais e criativas existentes numa determinada região.

vamos à vila 2025

Desta vez, os parceiros juntaram-se no Algarve, mas já tinham estado juntos noutras regiões. «Esta é já o terceiro congresso que estamos a fazer. Já estivemos junto de outros parceiros. Durante uma semana, vamos mostrar um conjunto de boas práticas em toda a região», revelou o diretor do CRIA Hugo Barros ao Sul Informação.

Sul InformaçãoLogo na segunda-feira, dia de acolhimento, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a universidade, mas também a Vila-Adentro de Faro.

«Também os iremos levar a São Brás de Alportel para ficar a conhecer a Nova Cortiça e as novas aplicações que são dadas a um produto tradicional. Iremos estar com a associação Casas Brancas, em Vila do Bispo, numa ótica de turismo sustentável. E há um conjunto de produtores que irão conhecendo, para partilha de boas práticas, sempre no campo do desenvolvimento local», disse o diretor do CRIA.

«Queremos ir para além do website e do relatório, sair e conhecer as pessoas. Queremos ouvir quem está no terreno e aquilo que têm a dizer sobre o que tem sido o trabalho do CRIA, da Universidade ou da CCDR, como é que as estratégias têm sido transpostas para o terreno, o que tem corrido bem e mal e como podemos otimizar os processos naquilo que é fundamental: o desenvolvimento económico com base em produtos locais», considerou Hugo Barros.

No mesmo dia, os parceiros do «Wealth» que visitaram o Algarve, ficaram a conhecer representantes de diversos projetos e associações, bem como um pouco da gastronomia típica algarvia, num evento que teve lugar no restaurante e espaço de divulgação da cultura da região Tertúlia Algarvia, na Cidade Velha de Faro.

Sul InformaçãoPresentes, estiveram representantes de entidades como a RTA e a CCDRA, do Projeto TASA e da associação In Loco, entre outros. Este “welcome drink” acabou por se focar muito na promoção de sinergias. «Julgo que é exatamente esse o conceito. Ninguém está aqui só para ensinar ou só para aprender, estamos aqui para trocar experiências», ilustrou Hugo Barros.

O «Wealth» é uma iniciativa desenvolvida ao abrigo do Programa ENPI CBC Mediterranean Sea Basin, sendo a parceria constituída por New Israel Fund – Shatil [Israel, Parceiro Líder], Lunaria [Itália, Lazio], Universidade do Algarve, CRIA [Portugal, Algarve], Região de Puglia – Department for Policies Related to the Promotion of Territory, Know-how and Talents [Itália, Puglia], Shiraa Association for Development [Palestina], contando ainda com o envolvimento da New Economics Foundation [Inglaterra].

«Temos um parceiro israelita, uma associação não-governamental que tem trabalhado muito ativamente em diversas áreas. Temos uma associação da Palestina, que também tem um conceito muito interessante: estão a apoiar empresários e empreendedores, em zonas desfavorecidas, atuando no desenvolvimento local», segundo Hugo Barros.

De Itália, chegaram dois parceiros, um de Roma e outro da região de Puglia. «Puglia é uma região muito caracterizada pelas indústrias criativas, que é um muito bom exemplo e um outro parceiro de Roma, o Lunaria, uma associação sem fins lucrativos que trabalha muito aqueles indicadores, para além do PIB, que devem ser caracterizadores do desenvolvimento económico»

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (9)

Algarve tem de «saber aproveitar» o «enorme potencial» da rota aérea para Nova Iorque

CR_Fotos de Faro (Câmara Municipal

Faro vai reabilitar calçadas e pavimentos

percebes_perceves_1

Vila do Bispo celebra o perceve com HMB, Maninho e Festa M80