Reitor da Universidade do Algarve garante que Campus de Portimão vai continuar a funcionar

“Não existe nenhum motivo para fechar o Campus de Portimão da Universidade do Algarve. Pelo contrário, temos todas as razões […]

“Não existe nenhum motivo para fechar o Campus de Portimão da Universidade do Algarve. Pelo contrário, temos todas as razões para encontrar forma de o potenciar ainda mais, nomeadamente através de uma requalificação tecnológica que permita ter um centro de videoconferência e que, de uma forma racional, possibilite o alargamento da oferta formativa”. A garantia foi dada pelo reitor da UAlg António Branco, no passado dia 16 de maio, durante a sua visita ao concelho de Portimão.

António Branco faz um balanço muito positivo desta visita “a um município que tem problemas muito graves e conhecidos, mas que tem uma presidente que fala abertamente desta situação, com uma enorme capacidade de combater e de lutar e é esta atitude que também precisamos na Universidade”.

O reitor encontrou uma grande afinidade, não na situação, que não é exatamente a mesma, mas na vontade de não se deixar vencer perante as dificuldades que na UAlg também existem. “Essa combatividade da senhora presidente é muito estimulante e é um grande desafio para nós”, concluiu António Branco.

A bordo do «Adonia», navio comandado por uma mulher

Tal como em outros concelhos, também em Portimão foram solicitados vários protocolos de colaboração, nomeadamente na área do turismo, que o reitor registou para, no seio da UAlg, encontrar os interlocutores adequados. Neste concelho, António Branco contactou com antigos alunos, confirmando, mais uma vez, que a “UAlg está em todo lado e tem dado bons frutos à região”.

Por sua vez, também a presidente da Câmara Isilda Gomes se manifestou muito grata por esta visita, que permitiu transmitir as vivências de Portimão e as suas mais-valias, mas também as suas dificuldades e limitações.

A autarca entende que “as pessoas só podem tomar decisões acertadas se conhecerem o terreno para que sejam ajustáveis aquilo que a sociedade precisa, mas para serem acertadas têm que ser concretizáveis”.

Na opinião de Isilda Gomes, esta iniciativa deveria ser seguida por todos aqueles que têm responsabilidades no distrito. “Seria uma boa forma de gestão e governança, porque, quando temos pessoas que conhecem bem a região a tomar decisões, estas serão, sem dúvida, muito mais adequadas”.

Na capital do Barlavento Algarvio, António Branco contactou com várias infraestruturas, entidades e empresas, que permitiram conhecer referências importantes do dinamismo e da diversidade de atividades que caraterizam o dia-a-dia deste concelho.

A comitiva começou por visitar o navio «Adónia», ancorado no Porto de Cruzeiros de Portimão, da popular companhia britânica P&O, numa escala inserida num cruzeiro de 16 noites por portos de França, Portugal e Espanha, com cerca de 650 passageiros, na sua totalidade de nacionalidade britânica.

O atual «Adónia» foi o último navio de uma série de oito paquetes de luxo, construídos em França, para integrar a extinta companhia de cruzeiros Renaissance Cruises.

Um dos pontos de paragem obrigatória, em Portimão, não poderia deixar de ser o Campus da Universidade do Algarve, onde a comitiva foi recebida pelas 10h30.

António Branco e Isilda Gomes, com a comitiva, frente à câmara hiperbárica

Seguiu-se o Hospital Particular do Algarve, na freguesia de Alvor, onde a comitiva visitou em primeira mão a única câmara hiperbárica da região sul do país, que ficará nas novas instalações dos exames especiais e das consultas externas desta unidade, cuja inauguração está prevista ainda para este verão.

Este equipamento, oferecido pela Musubmar, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático, teve um custo global de 600 mil euros e foi adquirido para regular os problemas de descompressão que podem surgir após a prática de mergulho ou ainda para auxiliar os processos complicados de cicatrização, como aqueles que ocorrem em doentes diabéticos, em casos de infeções graves.

Ainda da parte da manhã, a equipa reitoral foi conhecer o Museu Municipal de Portimão.

À tarde, às 15h30, o reitor visitou a empresa Subnauta, um dos centros de mergulho mais sofisticados da Europa, onde assistiu à apresentação do projeto “Ocean Revival”, que nasceu com o objetivo de promover o turismo subaquático na região.

Através desta empresa foram, pela primeira vez, afundados num mesmo local um conjunto de navios ligados por uma história comum. Quatro navios de guerra formam um grande recife artificial único no mundo, composto por uma frota representativa de toda uma Armada, com as condições ideais para a proliferação da vida marinha.

De seguida, António Branco reuniu-se, em mesa redonda, com vários empresários do setor turístico, no NoSolo Aqua, na Marina de Portimão, onde foram abordadas várias problemáticas e discutidas novas motivações que ajudem a atenuar as chamadas “épocas baixas”, sem ser descurado o papel central que a UAlg poderá ter neste processo.

Este périplo pelo concelho de Portimão terminou com uma visita à Escola Secundária António Aleixo, onde a comitiva assistiu à abertura da Beta Talk, que tinha como tema o “Empreendedorismo Jovem”. Neste local, o reitor da UAlg incentivou os jovens a usarem o grande poder que têm, realçando, ainda, que “o empreendedorismo é sempre jovem, porque é uma atitude de vida”.

António Branco elegeu como uma das finalidades estratégicas do seu mandato (2014-2017) estreitar ainda mais a relação da Universidade com a região, para que se possa estabelecer uma colaboração de grande proximidade e construir um espaço privilegiado de reflexão e de ação conjunta.

Centrando-se no lema “UAlgarve é o nosso Campus”, o reitor já visitou os concelhos de Loulé, Lagoa, Castro Marim, São Brás de Alportel, Lagos, Alcoutim, Albufeira, Vila do Bispo, Aljezur, Portimão e, na próxima sexta-feira, dia 23 de maio, visitará o concelho de Olhão.

Comentários

pub