Quem quer aprender a arte de correeiro?

O Projeto Tasa, em colaboração com o Museu Municipal de Loulé, promove, nos dias 21 e 28 de junho, o Curso de […]

O Projeto Tasa, em colaboração com o Museu Municipal de Loulé, promove, nos dias 21 e 28 de junho, o Curso de Iniciação à Arte de Correeiro, inserido no conjunto de cursos de iniciação às artes tradicionais que decorrem até ao final do ano, em Loulé.

“A Arte nas Mãos” percorre cada arte e ofício desde a sua origem, aos usos, à matéria-prima, às ferramentas, às técnicas e, claro, à prática.

Esta iniciativa acontece no Museu Municipal de Loulé, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, com coordenação de Fernando Zuñiga.

O curso constará numa introdução à história e evolução do couro, abordagem aos materiais e às técnicas utilizadas, elaboração de desenho e cálculos de uma peça, trabalhar a carneira, tingir, coser e fazer o acabamento de uma peça simples

Nesta sessão de 14 horas pretende-se fazer uma incursão pela tradição e cultura louletana desta arte e ofício.

Os interessados poderão inscrever-se, até quatro dias úteis antes do início do curso, em [email protected], através do telefone 289 416 198 ou presencialmente na Rua de Portugal, n.º 35, B, Loulé.

O preço de inscrição é de 45 euros.

Loulé já foi, em tempos, conhecida pelas suas oficinas e lojas de correaria, que produziam todo o tipo de apetrechos para cavalos, muares e alfaias agrícolas, em couro e cabedal, muitas vezes usando técnicas com muitas gerações, herdadas dos mouros.

 

 

Comentários

pub