Qual o segredo da confeção dos suspiros?

Uma demonstração culinária dedicada à confeção de suspiros, sob a orientação de Natalina Martins, decorre no sábado, 24 de maio, […]

Uma demonstração culinária dedicada à confeção de suspiros, sob a orientação de Natalina Martins, decorre no sábado, 24 de maio, pelas 15h00, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, no âmbito do ciclo “Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica”.

Após se ter percorrido, no passeio de dia 3, a rota dos maios, e aprendido a fazer um destes bonecos, na próxima demonstração é a vez de desvendar os segredos dos suspiros, uma das iguarias que adoçam as bocas nas festas do 1º de Maio.

«Na primavera, assinala-se o despertar da natureza e, com ela, a beleza e juventude, as festas do Maio associadas a esta celebração são muito comuns em todo o território», salienta a Câmara de Tavira.

O ciclo de passeios surge no seguimento da exposição “Dieta Mediterrânica- Património Cultural Milenar” que se encontra patente, no Museu Municipal de Tavira- Palácio da Galeria.

O que é a Dieta Mediterrânica? A exposição responde a esta questão dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido de geração em geração e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde.

O enfoque central é o território e os múltiplos patrimónios de Tavira, os testemunhos da presença de civilizações da antiguidade, as paisagens culturais e os produtos da Ria Formosa, as produções do barrocal e da serra, as festividades e práticas culturais que fundamentam a escolha de Tavira como comunidade representativa de Portugal na Candidatura da Dieta Mediterrânica a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, entre as 09h30 – 12h30 e as 14h00-17h30).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305 | 2162).

Comentários

pub