Polícia inglesa vem ao Algarve fazer escavações no caso Maddie

A polícia inglesa prepara-se para vir a Portugal para iniciar uma nova fase da investigação do desaparecimento de Madeleine McCann, […]

A polícia inglesa prepara-se para vir a Portugal para iniciar uma nova fase da investigação do desaparecimento de Madeleine McCann, há sete anos, na Praia da Luz. Segundo o jornal britânico Guardian, as autoridades policiais inglesas vão «supervisionar» novas escavações no aldeamento do concelho de Lagos onde a família McCann estava hospedada, em Maio de 2007, e também em três zonas próximas.

Segundo a edição online do Guardian, a equipa de técnicos forenses vai utilizar «equipamento de radar para procurar debaixo do solo por pistas sobre o desaparecimento» da pequena Maddie.

Os pais de Madeleine, Gerry e Kate McCann, não deverão deslocar-se ao Algarve para mais esta fase das investigações, prevendo-se que acompanhem o desenrolar da operação à distância.

Madeleine, então com 4 anos, desapareceu do apartamento de férias da família na Praia da Luz a 3 de maio de 2007, enquanto os pais jantavam com amigos num bar de tapas próximo, deixando os três filhos sozinhos.

A polícia inglesa, que não quer comentar as investigações em curso, disse no mês passado ter conhecimento de nove casos de ataques sexuais e três «quase desaparecimentos» de meninas britânicas entre os 6 e os 12 anos, que estavam de férias no Algarve, entre 2004 e 2006. Estes ataques serão, supostamente, obra de um homem que age sozinho e entra durante a noite nas casas de férias.

A Scotland Yard começou uma revisão do caso em Maio de 2011 – sob a designação de «Operação Grange» – e abriu uma investigação formal em julho de 2013.

Também em Portugal está a decorrer uma nova investigação ao caso, a cargo da Polícia Judiciária, após reabertura do inquérito por parte do Ministério Público.

O caso do desaparecimento de Maddie foi investigado pelas autoridades portuguesas, tendo sido arquivado pelo Ministério Público em 2008, por falta de provas e, depois, reaberto com dados adicionais recolhidos no Reino Unido.

Comentários

pub