GNR de Tavira apreende mais de duas toneladas de haxixe e prende sete em Santa Luzia

Mais de duas toneladas de haxixe foram apreendidas ontem, dia 11 de maio, num aldeamento turístico perto de Santa Luzia, […]

Mais de duas toneladas de haxixe foram apreendidas ontem, dia 11 de maio, num aldeamento turístico perto de Santa Luzia, e sete presumíveis traficantes foram presos, numa operação do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Tavira.

Ao todo, a GNR apreendeu 2044 quilos de haxixe e deteve sete homens, entre os 21 e 48 anos de idade, tendo ainda identificado outros dois.

Segundo a GNR, «ao início da noite, o alerta para a presença de diversos indivíduos desconhecidos junto a um aldeamento turístico próximo de Santa Luzia despertou a atenção da patrulha das ocorrências». Depois de abordarem e identificarem um desses homens, a patrulha localizou nas proximidades mais três, que «também não apresentaram razão plausível para se encontrarem naquele lugar», pelo que os agentes da GNR consideraram «a sua postura e comportamento suspeitos».

As autoridades apuraram que os homens tinham sido «contactados para efetuar o transporte para terra de artigos provenientes de embarcações», embora dissessem desconhecer do que se tratava.

Parte dos detidos estavam «molhados até aos joelhos» e um deles tinha na sua posse a chave de uma embarcação, aumentando ainda mais as suspeitas da patrulha da GNR.

Foram então localizadas na Ria Formosa, junto a Santa Luzia, «duas embarcações presumivelmente envolvidas nesta ação ilícita». Buscas no seu interior permitiram apreender no interior de cada barco cerca de quarenta fardos de produto estupefaciente, que estavam dissimulados em compartimentos, totalizando 2044 quilos de haxixe.

Os militares da GNR detiveram ainda outros três envolvidos no caso, que foram apanhados quando tentavam ir ao encontro dos quatro suspeitos iniciais.

A GNR apreendeu também as duas embarcações de fibra, com cerca de sete metros de comprimento, cabine e motores de 225cv e 150cv, uma viatura ligeira de passageiros e sete telemóveis.

Foram ainda identificados outros dois indivíduos e apreendida uma viatura ligeira de mercadorias, que as autoridades suspeitam que estaria destinada ao transporte da droga.

Comentários

pub