Consumidores portugueses querem gastar mais e poupar menos

29% dos consumidores portugueses pensa aumentar as suas despesas nos próximos meses, ou seja, mais 10% que no ano anterior […]

29% dos consumidores portugueses pensa aumentar as suas despesas nos próximos meses, ou seja, mais 10% que no ano anterior (19%), revela o Barómetro Europeu do Observador Cetelem.

Em relação às poupanças, os consumidores revelam que as suas intenções passam por uma redução quando comparados os valores de 2014 com os de 2013 (35% e 48% respetivamente).

A análise do Observador Cetelem conclui também que 2014 será um ano em que se irá poupar menos na Europa em geral. Num contexto de aumento das despesas, as intenções de poupança são bastante estáveis ou apresentam uma redução no conjunto dos doze países europeus analisados, com exceção da Itália, Hungria, República Checa e Eslováquia.

Em 2014, os doze países estudados pelo Observador Cetelem anunciam um nível de poupança semelhante, com 37% dos consumidores, em média, a declararem quererem aumentar as suas poupanças, contra 39% em 2013.

Fazendo a comparação entre os valores recolhidos em Portugal no estudo de 2014 com a média europeia (40% nas despesas e 37% na poupança), os portugueses revelam que as suas intenções de aumento das despesas e aumento das poupanças são mais baixas (29% e 35%, respetivamente).

Também no ano anterior os portugueses estavam abaixo da tendência na Europa no que diz respeito às despesas (33%), sendo que apenas 19% revelava intenção de as aumentar. Já os valores de poupança recolhidos em Portugal estavam bastante acima da média europeia (48% contra 39%).

«Os dados recolhidos este ano revelam que os portugueses têm noção de que é muito provável que a percentagem de orçamento gasto com as despesas vá continuar a aumentar e talvez seja por essa razão que a quantidade de inquiridos que pretende poupar mais tenha reduzido. Apesar da retoma económica que já começa a fazer sentir-se, os portugueses continuam a gastar mais do que pretendiam em despesas obrigatórias, deteriorando assim os planos de poupança», explica Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem em Portugal.

Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridas cerca de 8.000 pessoas (pelo menos 500 indivíduos por país, com idade superior a 18 anos) através da Internet, em 12 países Europeus: Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia.

Os inquéritos foram realizados em entre 17 de outubro e 5 de novembro de 2013 pelo Observador Cetelem, em parceria com o gabinete de estudos e de aconselhamento BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido por TNS Sofres.

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