Albufeira assinala Dia da Biodiversidade com visita à Lagoa dos Salgados

O Município de Albufeira, em parceria com o Parque Natural da Ria Formosa, assinala o Dia Internacional da Biodiversidade, 22 […]

O Município de Albufeira, em parceria com o Parque Natural da Ria Formosa, assinala o Dia Internacional da Biodiversidade, 22 de maio, com saídas de campo à Lagoa dos Salgados e estórias sobre a temática ambiental.

Quem quiser associar-se à iniciativa vai ter a oportunidade de realizar um percurso pedestre ao longo da Lagoa, observando e ficando a conhecer melhor as caraterísticas e curiosidades da fauna e da flora existentes no local.

Logo pela manhã, às 9h00, a primeira visita à Lagoa destina-se a uma turma da Escola Básica e Secundária de Albufeira. Segue-se às 9h30 e às 11h00 uma atividade intitulada “A galinha-sultana conta um conto”, a realizar nas escolas EB1 dos Caliços e EB1 de Vale Carro, respetivamente.

A iniciativa, do tipo “hora do conto” realiza-se através da colaboração do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF). Uma técnica daquela instituição, assume o papel de galinha-sultana e conta como e onde vive e as dificuldades por que passa para encontrar alimentos.

A estória relata também a vida de algumas das suas “primas” – aves migratórias (invernantes e estivais), assim como as residentes na Ria Formosa – com o objetivo de levar as crianças a aperceberem-se das dependências dos seres vivos face ao meio em que vivem, dar a conhecer as aves que usam os habitats do PNRF e esclarecer a importância destes lugares enquanto espaços de residência, alimentação, reprodução ou passagem durante as migrações.

Na parte da tarde, a partir das 14h00, realiza-se mais uma visita guiada à Lagoa dos Salgados, desta feita destinada à população em geral. O ponto de encontro é no Parque de Estacionamento da praia dos Salgados.

Os interessados podem inscrever-se previamente na atividade através do telefone: 289 599 632| 961 624 521, do endereço eletrónico educaçã[email protected], ou no próprio dia no local.

O Dia Internacional da Biodiversidade, a 22 de maio, foi instituído pelas Nações Unidas com o objetivo de aumentar a consciencialização e o conhecimento acerca da biodiversidade.

Comentários

pub