PCP quer saber se e quando reabrirá a Extensão de Saúde de Vaqueiros

O Grupo Parlamentar do PCP quer saber se o Governo pretende reabrir a extensão de saúde de Vaqueiros, no concelho […]

O Grupo Parlamentar do PCP quer saber se o Governo pretende reabrir a extensão de saúde de Vaqueiros, no concelho de Alcoutim e, se sim, quando o fará. Os deputados comunistas, numa questão direcionada ao Ministério da Saúde, lembram que a autarquia alcouteneja já se disponibilizou a ceder um espaço adequado, em Vaqueiros, e está disposta a fazer «as necessárias obras de adaptação/remodelação».

Uma delegação do Grupo Parlamentar do PCP reuniu representantes da Câmara Municipal de Alcoutim e das juntas de freguesia de Vaqueiros e de Martim Longo «para analisar a questão da reabertura da Extensão de Saúde de Vaqueiros». Neste encontro, foram abordados os impactos desta e de outras medidas que contribuem, na visão dos comunistas, para intensificar a desertificação deste território.

«Este encerramento de uma extensão de saúde segue-se a outros consumados no passado nas freguesias de Giões e Pereiros do concelho de Alcoutim. Este concelho enfrenta, há algumas décadas, um processo de declínio económico, despovoamento e envelhecimento demográfico, que tem sido acelerado pela política aplicada por sucessivos governos – do PS, PSD e CDS – de encerramento de serviços públicos», defendem os comunistas.

A medida mais recente, nesse sentido, foi o fecho da Extensão de Saúde de Vaqueiros, que aconteceu «logo após as eleições autárquicas de setembro de 2013, sem que os órgãos autárquicos do concelho de Alcoutim fossem consultados antecipadamente ou sequer informados desta decisão do Governo».

«Os utentes desta extensão de saúde passaram a ter de se deslocar a Martim Longo, apesar de diversos núcleos habitacionais da freguesia de Vaqueiros se encontrarem a mais de 30 km de Martim Longo (num território de orografia bastante acidentada em plena Serra do Caldeirão). Acresce ainda que não há transportes públicos entre a povoação de Vaqueiros e Martim Longo, muito menos entre as mais de três dezenas de povoações da freguesia de Vaqueiros e Martim Longo», ilustraram.

O PCP perguntou ainda à tutela se não considera que estas medidas prejudicam o desenvolvimento de Alcoutim e o acesso dos munícipes a serviços de Saúde públicos, bem como quais as razões que invocam para o encerramento de mais uma extensão de saúde naquele concelho.

Até porque, recordam, quando questionado sobre a falta de condições daquele serviço, em fevereiro de 2012, o Governo terá admitido que “a extensão de saúde de Vaqueiros nas atuais circunstâncias apresenta algumas limitações a um atendimento adequado e funcional”, pelo que estaria a ser “equacionada a necessária intervenção” no imóvel.

Comentários

pub