Mil atletas de todo o país rumaram a Albufeira para a Festa do Basquetebol

Os cerca de 1000 atletas de 71 seleções regionais e respetivas comitivas foram ontem recebidos pelo Município, na Praça dos […]

Os cerca de 1000 atletas de 71 seleções regionais e respetivas comitivas foram ontem recebidos pelo Município, na Praça dos Pescadores, em clima de festa. Após o desfile pelo centro da cidade, os jovens talentos do basquetebol nacional formaram uma moldura humana com o símbolo de uma bola de basquete e de um smile, em homenagem ao maior evento juvenil da modalidade, que se prolonga até ao próximo dia 13 de abril.

“Albufeira é uma cidade virada para a Juventude e está hoje orgulhosa por acolher de braços abertos estes jovens atletas de todo o país, que nos devolvem a esperança de um futuro brilhante liderado por uma juventude bem formada, competitiva e saudável. É com muito orgulho que declaro aberta a maior festa desportiva de basquetebol realizada em Portugal!”. Foi com estas palavras que o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, encerrou a cerimónia de abertura da Festa do Basquetebol Juvenil, que decorreu na tarde de ontem, na Praça dos Pescadores.

O dia ficou marcado pela chegada a Albufeira das comitivas envolvidas na edição de 2014 da Festa do Basquetebol Juvenil. O desfile teve início na Avenida da Liberdade, passando pelo Largo Engenheiro Duarte Pacheco, e terminou na Praça dos Pecadores, onde decorreu a Sessão de Boas Vindas aos participantes, que contou com a intervenção das entidades organizadoras do evento.

Para dar eco a este momento, todos os participantes foram convidados a formar um logotipo humano que, este ano, incorporou uma bola de basquete e um smile, como forma de demonstrar a felicidade que a prática da modalidade traz aos jovens atletas.

Até domingo, 13 de abril, vão decorrer cerca de 200 jogos em cinco equipamentos desportivos do concelho: Pavilhão de Albufeira, Pavilhão da Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão da Escola EB 2,3 Francisco Cabrita e Pavilhão Francisco Neves (Imortal).

Este ano, a ação de Basket Solidário irá reverter a favor da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, que receberá o montante angariado com a doação de 1,00 Euro por parte de todos os participantes do evento. Amanhã, sexta-feira, pelas 11h00, representantes da Autarquia e da Federação Portuguesa de Basquetebol irão visitar as instalações desta Instituição de Solidariedade Social para conhecer de perto o trabalho realizado em prol dos cidadãos mais
necessitados.

As Finais do evento vão ter lugar no último dia, 13 de abril, no Pavilhão Desportivo da Escola Básica e Secundária (Sub-14), e no Pavilhão Desportivo de Albufeira (Sub-16), onde decorrerá também a Cerimónia de Encerramento e a Entrega de Prémios, pelas 12h30.

 

PROGRAMA

10 a 12 abril
9h00 – 19h40 I Jogos de Fases de Grupos e Séries

10, 11 e 12 abril
Clinic Jovem ANJB

Dia 10: 22h30 I Luís Lopes – Gestão do Jogo

Dia 11: 22h30 I Sérgio Silva – Mecânica de Arbitragem a 2

Dia 12: 18h30 I Fernando Rocha – Critério e Hand Checkin

11 abril
11h00 I Basquete Solidário – Visita à Santa Casa da Misericórdia de
Albufeira

12 abril
11h00 I Clinic de Treinadores

13 abril
Finais por Escalão Etário

9h30 I Sub 14 – Escola Básica e Secundária de Albufeira
8h45 e 10h30 I Sub 16 – Pavilhão Desportivo de Albufeira

12h30 I Cerimónia de Encerramento e Entrega de Prémios

Comentários

pub