Tertúlia debate importância das igrejas de Alvor para a comunidade local e o turismo

O tema “Igrejas de Alvor: Singularidade, relação com o meio e turismo” vai servir de mote para uma tertúlia marcada […]

O tema “Igrejas de Alvor: Singularidade, relação com o meio e turismo” vai servir de mote para uma tertúlia marcada para 7 de março e que terá lugar na Igreja da Misericórdia de Alvor, a partir das 18h00.

É objetivo deste encontro, promovido pela Câmara Municipal de Portimão, reunir um grupo de moradores de Alvor, trazendo a debate a importância dos monumentos religiosos locais, como são os casos da Igreja Matriz e da Igreja da Misericórdia, tanto para a comunidade, como em termos de mais-valia turística.

Neste contexto, serão temas a discutir a salvaguarda do património construído e as possibilidades de potencialização turística, sem esquecer as memórias e recordações que os monumentos em análise tiveram na vida dos moradores e na história da vila.

O primeiro orador será José Pereira Duarte Lopes, que irá falar sobre as igrejas de Alvor e o seu historial. Natural desta vila, onde nasceu em 1931, serviu do Ministério da Educação durante 42 anos e reformou-se em 1992, estando ligado há cerca de 57 anos à Santa Casa da Misericórdia de Alvor, da qual é provedor desde os 69 anos de idade.

Ex-presidente da Junta de Freguesia de Alvor e também natural desta vila, onde nasceu em 1950, Renato Dias Mendes abordará diversas notas avulsas sobre a temática proposta pela tertúlia.

Por fim, o património como fator dinamizador do turismo de experiências será a matéria a tratar por Isabel Maria Vicente dos Santos Alves, licenciada em Turismo, no ramo do Marketing, a qual prepara atualmente um mestrado em Turismo e Culturas Urbanas.

Comentários

pub