Taxa de ocupação hoteleira teve subida ligeira em Janeiro

A taxa de ocupação global média/quarto foi de 28,8% em janeiro, 1,8pp acima do valor verificado no mesmo mês de […]

A taxa de ocupação global média/quarto foi de 28,8% em janeiro, 1,8pp acima do valor verificado no mesmo mês de 2013, o que traduz uma subida ligeira, anunciou a Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

A zona de Monte Gordo/VRSA foi a que registou a taxa de ocupação média mais elevada, com 59,5%, mas houve zonas, como a de Lagos/Sagres, onde a ocupação hoteleira não passou de 13%.

Ainda ontem, o site de reservas hoteleiras trivago, indicava que nunca foi tão barato dormir em Portugal, desde 2011, sendo o Algarve a região onde se registam algumas das maiores quebras de preços na hotelaria face ao ano passado: Portimão caiu 25% para os 45 euros por noite e Albufeira quebra 11% para os 64 euros.

No entanto, segundo a AHETA, em janeiro deste ano e comparativamente ao mesmo mês do ano passado, o volume de negócios registou igualmente uma subida homóloga, de mais 3,3%, ou seja, em comparação registou um acréscimo mais forte que a correspondente ocupação hoteleira.

Por nacionalidades, de acordo com os dados da AHETA, registaram-se pequenas subidas nos mercados nacional (+0,7pp) e britânico (+0,5pp), enquanto a maior descida ocorreu no mercado holandês (-0,2pp).
As zonas de Albufeira (+3,1pp) Carvoeiro/Armação de Pêra (+1,2) foram as que apresentaram as maiores subidas.

Por categorias, os hotéis e aparthotéis de 5 estrelas (+3,7pp) e os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* (+4,2pp) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

Os hotéis e aparthotéis de 5* registaram a ocupação mais baixa (24,2%), enquanto os de 3* registaram a mais alta (48,6%).

A AHETA acrescenta que «estes dados referem-se apenas às unidades que não encerraram no período em análise».

Comentários

pub