Surf: Marlon viaja meio mundo por um dia de prova

Marlon Lipke, atleta do Clube de Surf de Faro, atravessou literalmente meio mundo para estar este sábado presente e competir […]

Marlon Lipke, atleta do Clube de Surf de Faro, atravessou literalmente meio mundo para estar este sábado presente e competir em Carcavelos, no Capítulo Perfeito powered by Billabong, terminando a prova em 3º lugar.

O atleta algarvio partiu na véspera da Austrália e viajou durante 30 horas até Lisboa, recuando dez horas em relação ao fuso horário do local de partida.

Nem sequer recolheu as malas no Aeroporto da Portela e deslocou-se rapidamente para a praia, onde chegou a escassos minutos de entrar na água.

Ainda hoje, se conseguir ligações aéreas, regressa à Austrália, para competir em Newcastle no WQS ASP 6* Toyota Burton Pro, que começa na segunda-feira, 17 de Fevereiro.

Viajar das antípodas e voltar por um único dia de prova. “Quando chegar aos 30 anos, espero ter esta energia. O Marlon é uma inspiração para todos nós”, disse Nicolau Von Rupp, no discurso de vitória, após ter conquistado o seu segundo Capítulo Perfeito consecutivo.

‘Nico’ tem a sua quota parte de responsabilidade na presença do amigo Marlon em Carcavelos, já que foi um ‘post’ daquele no Facebook que alertou o algarvio para o Capítulo Perfeito, que estava em período de espera até Março, a aguardar por um dia de ondas perfeitas para tubos em Carcavelos.

Marlon foi um dos 16 atletas convidados para disputar o Capítulo Perfeito, prova na qual foi vice-campeão em 2013, em Peniche.

O algarvio estava na Austrália, em pausa entre dois WQS ASP 6*: Hurley Australian Open of Surfing (no qual havia sido eliminado na segunda ronda) e o Toyota Burton Pro, em Newcastle, que começa depois de amanhã.

“Estava a ver na net as previsões para Newcastle, que são muito más, quando vi um post do Nicolau a dizer que o Capítulo estava on” para o dia seguinte, disse Marlon em entrevista, hoje, já no Capítulo Perfeito.

“Decidi vir para cá. Corri para o quarto, alterei o meu voo de saída da Austrália e meti umas coisas na mala”.

Marlon viajou da Austrália para Singapura e daí para Londres, onde chegou às 5 da manhã de hoje. O voo TAP de Londres para Lisboa estava cheio. “‘Stressei’ um pouco mas lá consegui entrar. Deixei as malas no aeroporto (já em Lisboa) e vim logo para o heat“, contou Marlon.

O atleta algarvio disputou três baterias (duas de 25 minutos cada e uma de 40 minutos) num mar exigente, com ondas de 2.5 a 3 metros, fez um dos melhores tubos na prova e chegou a final, onde se ressentiu do cansaço: esteve pouco ativo, falhou uma esquerda de gala e, ainda assim, foi terceiro classificado.

O Algarve esteve representado no Capítulo Perfeito powered by Billabong também por Alex Botelho, surfista que esteve recentemente em evidência devido a um vídeo que correu mundo com imagens da onda que surfou desde a Praia da Batata até à Meia Praia, Lagos, durante a Tempestade Hércules.

Alex Botelho, 23 anos de idade, foi selecionado para a prova na categoria de free surfer. O surfista de Lagos foi quarto na sua bateria da primeira ronda, fase da prova em que ninguém era eliminado, mas acabou por ser afastado na segunda ronda, em terceiro na sua bateria.

Comentários

pub