Rajada de vento record de 175 km/h registada na estação meteorológica da Secundária Teixeira Gomes

O sensor de vento da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), em Portimão, registou, no dia 17 de janeiro, às […]

O sensor de vento da Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes (ESMTG), em Portimão, registou, no dia 17 de janeiro, às 11h40, uma rajada record de 175 km/hora, nunca antes registada oficialmente por nenhuma estação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ocorrência foi aceite e publicada, recentemente, no site do IPMA no âmbito do projeto MeteoGlobal. Este projeto consiste na receção, e validação, ou não, de relatos do cidadão e das estações não oficiais sobre fenómenos meteorológicos ditos “extremos”, observados localmente.

O IPMA validou a rajada «porque conseguiu comprovar, por dados seus, a existência de condições meteorológicas propícias e visualmente semelhantes às observadas nas imagens, à ocorrência de rajadas de grande intensidade, àquela hora e sobre Portimão», explicam os professores responsáveis pela Estação Meteorológica daquela Escola Secundária.

Movimento do vento típico do Downburst

Esta estação meteorológica da escola algarvia torna-se assim, a primeira estação, não oficial, a registar a rajada de vento mais veloz alguma vez registada em território nacional.

«Uma vez que o sensor se posiciona num ponto relativamente elevado sobre o terraço dum pavilhão de aulas da escola, onde está encaixado por sua vez na ponta de um mastro de 9 metros, o provável Downburst terá ocorrido num tempo relativamente curto e, felizmente, sem ter “descido muito à terra”, evitando assim danos muito significativos!»

Este vento, que sai de uma super nuvem de tempestade, em direção ao solo, tinha sido já identificado na madrugada de 24 de Outubro de 2011, no aeroporto de Faro, por ter sido responsável por ter arrancado a cobertura do check-in de passageiros e partido os vidros da torre de controlo, obrigando ao encerramento por algum tempo do aeroporto.

A Estação Meteorológica da ESMTG é um projeto dinamizado pelo grupo de professores de Geografia daquela escola.

 

Legenda das imagens:

Imagem 1 – Aparência do sistema nebuloso que terá passado por Portimão
Imagem 2 – Movimento do vento típico do Downburst

 

Comentários

pub