Portugueses entre os mais interessados em comprar veículos pela Internet

Metade dos portugueses está interessada em, dentro de dez anos, comprar pessoalmente o seu veículo pela Internet, revela um estudo […]

Metade dos portugueses está interessada em, dentro de dez anos, comprar pessoalmente o seu veículo pela Internet, revela um estudo feito pelo Observador Cetelem entre os consumidores europeus.

Mais interessados do que os portugueses, só os italianos (54%) e os turcos (51%). Os espanhóis estão tão interessados como os portugueses (50%). Portugal encontra-se, assim, acima da média europeia que se situa nos 45%.

Neste estudo do Observador Cetelem, verifica-se que a maioria dos consumidores na Europa ainda não estão prontos para comprar o seu veículo através do computador: 55% dos europeus declaram não pretender comprar e pagar diretamente o seu veículo pela Internet dentro de dez anos.

Os belgas (74%), os franceses e os alemães (61%) encontram-se entre os mais reticentes a comprar um veículo pela Internet.

O mesmo estudo indica ainda que os consumidores recorrerão à Internet sobretudo para procurar o melhor preço e reduzir custos.

Será utilizada não só para comprar veículos, mas também para comprar peças soltas para estes: 59% dos europeus pretendem fazê-lo dentro de dez anos. São mais numerosos na Turquia (69%), em Portugal (67%), em Itália (64%), na Alemanha e em França (62%). Os belgas são menos seduzidos pela fórmula, dado que 65% recusam fazê-lo dentro de dez anos.

«Num futuro próximo, a Internet poderá afirmar-se como um verdadeiro canal virtual de venda automóvel. A crescente utilização da Internet está também a par de uma procura cada vez maior do preço mais baixo para o veículo escolhido. A Internet permite ao consumidor conceber o seu projeto de compra, comparando diferentes formas dos modelos, de acordo com numerosos critérios. A atração dos preços reduzidos revela-se primordial neste processo» defende Diogo Lopes Pereira, diretor de marketing do Cetelem Portugal.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2014, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de novembro de 2013, em oito países da Europa (Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia), com amostras representativas das populações nacionais (pelo menos 600 pessoas por país), num total de 4.830 pessoas questionadas pela Internet.s em comprar veículos pela Internet

Comentários

pub