Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA Câmara Municipal de Lagos está a desenvolver uma Campanha de Sensibilização para o bem-estar animal, sob o lema «Amar é Cuidar», dirigida especialmente à população escolar do município. A aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono de animais.

Esta Campanha, cujo público-alvo são os alunos das escolas do 1º ciclo e infantários do município, tem estado a ser dinamizada pelo Serviço de Veterinária Municipal e incide, de forma lúdica, sobre as necessidades dos animais de estimação mais comuns, apelando à responsabilização individual e prevenindo os maus-tratos e abandono de animais.

De acordo com os responsáveis por este serviço, a aposta na sensibilização junto das camadas mais jovens da população tem demonstrado ser a aposta mais eficaz no combate ao abandono crescente de animais (verificado sobretudo em período de férias).

jf-quarteira

Esta iniciativa vem no seguimento do já muito trabalho que tem sido desenvolvido na área do bem-estar animal, podendo-se relembrar a este propósito os melhoramentos realizados nas instalações do Canil Municipal, a preocupação com a atualização do regulamento de gestão daquele espaço ou, ainda, a parceria com uma associação local de defesa dos animais, no caso concreto, a Associação Cadela Carlota & Companhia. O Canil tem, igualmente, sido apoiado por vários voluntários que se têm entregue a esta causa de forma entusiástica.

No âmbito da Campanha, a autarquia tem estado a desenvolver ações de sensibilização mais focadas na população pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico do concelho.

Têm decorrido apresentações, em sala de aula, sobre como bem cuidar dos animais sendo que, o que se pretende é “formar futuros donos responsáveis, não só com o objetivo de evitar o abandono dos animais ou de possíveis ninhadas, mas também de diminuir os fatores de risco que contribuem para a prevalência de animais errantes”.

Além de jogos lúdicos, os alunos têm sido convidados a desenvolver trabalhos nesta área (desenhos e textos), estando prevista uma exposição dos mesmos ainda em mês e local a confirmar.

Posteriormente, numa componente mais prática, os alunos terão a oportunidade de aprender a escovar os animais e de assistir a uma demonstração de cães de obediência ou demonstração de provas de mar com o cão de água português.

O Canil/Gatil Municipal de Lagos está licenciado, desde o dia 01 de fevereiro de 2012, como Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Município de Lagos. Tem, atualmente, capacidade para albergar 42 cães e 7 gatos.

Com a renovação e ampliação do espaço efetuadas em 2008, e com o impulso dado pelas associações locais para a proteção dos animais, estão reunidas as condições para uma efetiva adoção em maior escala, mais informada, consciente e com animais mais socializados. Informações mais detalhadas em www.cm-lagos.pt/Canil Municipal.

festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

Sul Informação - “Crianças ao palco” regressa a Albufeira

“Crianças ao palco” regressa a Albufeira

Sul Informação - Pais e crianças em Beja manifestam-se pela falta de climatização na escola

Pais e crianças em Beja manifestam-se pela falta de climatização na escola

Biodiversidade alunos Albufeira

Mais de 900 alunos de Albufeira foram à descoberta da biodiversidade e património geológico