Alunos da Secundária de VRSA já se mudaram para as novas salas de aula

Os alunos de Escola Secundária de Vila Real de Santo António já estão a ter aulas nas 21 novas salas, […]

Os alunos de Escola Secundária de Vila Real de Santo António já estão a ter aulas nas 21 novas salas, depois de, na segunda-feira, os contentores que lhes serviram de sala durante os quatro anos de obras da Parque Escolar terem sido selados.

No mesmo dia, entraram também em funcionamento o refeitório e o ginásio daquela Secundária. Foi assim posto um ponto final a meses de protestos dos cerca de 500 alunos, de professores e pais, fartos de terem aulas em instalações provisórias durante quatro anos, devido às obras de requalificação da responsabilidade da empresa Parque Escolar, que pararam e se eternizaram.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António já se congratulou com a selagem dos 21 contentores e aplaudiu a ocupação das duas dezenas de salas que já se encontravam concluídas há vários meses.

Apesar desta mudança, a autarquia lamenta «a atitude da Parque Escolar, que optou por manter, durante vários meses, meio milhar de alunos em contentores com severas deficiências em matéria de segurança, proteção contra incêndios e salubridade».

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «apesar de a decisão ter sido tardia, a Parque Escolar deu finalmente razão aos pais, aos alunos e à autarquia, que há muito defendiam a ocupação das novas salas de aula já concluídas e sempre colocaram os interesses dos estudantes à frente de burocracias administrativas».

A mudança para as novas instalações é também acompanhada pela abertura da nova cantina, colocando-se assim um ponto final nas graves deficiências em matéria de segurança, apontadas no relatório da Autoridade Nacional de Proteção Civil, que resultou da inspeção de urgência global solicitada pela Câmara Municipal de VRSA.

Em simultâneo, foram também repostas as aulas de educação física, que, durante largos meses, tiveram lugar no recinto do Complexo Desportivo Municipal, com os encargos a ser suportados pela autarquia.

Apesar destes desenvolvimentos na obra, a Câmara Municipal afirma que irá «continuar a acompanhar a situação na Escola Secundária, nomeadamente no que se refere à conclusão de todos os espaços exteriores englobados na terceira fase da obra».

A requalificação da Secundária de VRSA, em funções desde 1963, foi integrada no Projeto de Modernização das Escolas Secundárias, promovido pela tutela e desenvolvido pela EPE.

As intervenções deveriam ter ficado concluídas no final de 2011, mas a falta de pagamentos ao empreiteiro, os processos de redução de custos durante a obra, bem como o atraso na emissão de ordens de execução – por parte da Parque Escolar – provocaram o atraso das obras e a paragem dos trabalhos durante quase um ano.

Além dos estudantes de VRSA, a Escola Secundária recebe os alunos do ensino secundário provenientes dos concelhos vizinhos de Alcoutim e Castro Marim.

 

 

Comentários

pub