Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoA Critical Software, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e comercialização de sistemas de informação críticos, contribuiu com a sua tecnologia e know-how para a concretização da missão Gaia- Global Astrometric Interferometer for Astrophysics – Interferómetro Astrométrico Global para Astrofísica, da Agência Espacial Europeia, que visa construir o mapa mais completo e rigoroso do nosso sistema solar.

O principal objetivo da missão Gaia é construir o mapa tridimensional da nossa galáxia mais preciso e rigoroso de sempre, através do levantamento de 1% das cerca de 100 mil milhões de estrelas existentes no Universo, de modo a permitir a revelação da composição, formação e evolução da galáxia.

Os instrumentos da missão Gaia vão fornecer medidas de velocidade radial e posicional com as precisões necessárias para produzir um censo estereoscópico e cinemático de cerca de mil milhões de estrelas da nossa galáxia e todo o Grupo Local, valor que representa cerca de 1% da população estelar galática.

recrutamento zoomarine 2025

A Critical Software, cuja génese está profundamente ligada à Agência Espacial Americana – NASA, para quem desenhou as suas primeiras soluções e projetos, participou em várias fases e projetos relacionados com o desenvolvimento e concretização da missão Gaia, destacando-se o trabalho realizado em estreita colaboração com a ESA para a avaliação e melhoria do Sistema de Controlo de Missão.

Este Sistema é responsável, e entre outras ações, pelas operações de receção de dados científicos e envio de comandos, pela monitorização de todos os parâmetros da missão, pelas operações de manutenção da órbita; iv) pelas manobras de correção da navegação, e ainda por evitar que o satélite seja afetado por eclipses terrestres.

A Critical Software participou igualmente na criação de um simulador do Focal PlaneAssembly (FPA) para gerar imagens iguais às que a missão GAIA vai captar. A validação do FPA foi executada contra as imagens de referência geradas pelo simulador desenvolvido, tendo em consideração o modelo de física do CCD (Charge Coupled Devices) e as características dos corpos celestes.

Os resultados do simulador serviram para consolidar o FPA, para as especificações CCD e para permitirem a integração com o simulador de unidade de processamento de vídeo da sonda GAIA, apoiando assim a validação end-to-end de toda a cadeia de processamento de dados.

A Critical Software prestou também suporte à GAIA VPU (Unidade de Processamento de Vídeo) SW Production Team nas instalações do Reino Unido da Astrium Ltd. A Unidade de Processamento de Vídeo é um dos instrumentos de carga a bordo da missão. O suporte prestado pela Critical Software incluiu as especificações da arquitetura, bem como a conceção e a implementação do software da Unidade de Processamento de Vídeo.

A Critical Software foi particularmente responsável pelo design e pela codificação da maioria dos componentes de software, nomeadamente: Payload algorithms sequencer; Payload interfaces; Health & Monitoring; FDIR; e Low-level HW interfaces. Este é o software que vai a bordo da sonda e que vai processar os dados científicos antes destes serem enviados para a Terra.

O satélite, sucessor natural do Hipparcos, pesa 2050 kg, foi lançado a partir de Kourou, na Guiana Francesa, no passado dia 19 de Dezembro de 2013, a bordo de um lançador Soyuz-Fregat. Este satélite vai ficar numa órbita a cerca de 1,5 milhões de km da terra e a missão tem uma duração prevista de cinco anos para completar o mapeamento previsto das estrelas.

“A Critical Software está muito orgulhosa por participar em mais um relevante projeto da indústria espacial. A preferência da Agência Europeia Espacial pelas nossas soluções e know-how corrobora a inegável capacidade e liderança da empresa enquanto parceiro tecnológico numa das áreas de mercado mais exigentes e competitivas do mundo- o setor da exploração espacial,” afirma Paulo Guedes, Business Development Manager da Critical Software.

A Critical Software é uma empresa global que fornece tecnologia de Software fiável para sistemas de informação críticos para o Negócio e/ou Missão de empresas e organismos líderes nos seus mercados. As suas soluções de software ajudam as empresas a controlar os seus custos e melhorar o seu desempenho, fornecendo feedback em tempo real, necessário para identificar e resolver rapidamente problemas que inibem o processo, produto e melhorias de serviços.

Fundada em Portugal em 1998, a Critical Software tem sede em Coimbra, escritórios em Lisboa e Porto e marca presença, através de subsidiárias, em Southampton e Somerset (Reino Unido), Chicago (EUA), São Paulo (Brasil), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola).

A empresa possui um sistema de gestão de qualidade com certificações CMMI® Level5, ISO 9001:2008 Tick-IT, EN 9100, AQAP 2110 e 2210 (NATO), e implementa também os standards ISO 12207 e ISO 15504 (SPICE).

infraquinta rumo à sustentabilidade

Também poderá gostar

Dinossauros e paleontologos em Messines_er_01

Paleontólogos investigam fósseis de dinossauros com 230 milhões de anos em Messines e na Penina

IMAGEM-4

Com o sexo dos assobios, há um novo avanço para a agricultura do futuro

Nervous system neurology and brain nerve cells anatomy concept as human neuron function disorder symbol for multiple sclerosis or alzheimer disease or psychedelics science and with 3D illustration elements.

Duas descobertas sobre esclerose múltipla recompensadas com “Óscar da Ciência”