Pais de Faro conseguem repor horários originais nas escolas EB1 de Alto Rodes e do Carmo

«Conseguimos!». Será esta a frase que passará a estar afixada a partir de amanhã no gradeamento da Escola Básica do […]

«Conseguimos!». Será esta a frase que passará a estar afixada a partir de amanhã no gradeamento da Escola Básica do Alto Rodes, em Faro. Os alunos deste escola, bem como os da vizinha EB1 do Carmo, viram os horários que lhes tinham sido impostos já depois do início do ano letivo revogados e os horários originais repostos.

Ontem, no dia em que iniciou o 2º período, os horários originais voltaram a estar, oficialmente, em vigor.

Depois de mais de dois meses de luta, os pais e encarregados de educação dos alunos das duas escolas farenses conseguem a mudança que exigiam: um regime de exceção para os alunos destas escolas, que já funcionam com regime duplo, com umas turmas de manhã e outras de tarde.

Uma caraterística que não foi tida em conta pela Inspeção-geral de Educação e Ciência (IGEC), que após uma fiscalização ao Agrupamento Afonso III, ao qual ambos os estabelecimentos de ensino pertencem, determinou que todos os alunos teriam de cumprir um horário de 25 horas semanais, em vez das 22,5 que os horários originais, agora repostos, determinavam.

Uma decisão que os pais não aceitaram, desde logo por surgir já depois do ano letivo começar, mas também por considerarem que esta seria uma dupla penalização para os seus filhos, que já estudavam num regime de exceção, o duplo.

Argumentos que foram apresentados às mais diversas entidades e que vingaram junto da tutela. A porta para a reposição dos horários foi aberta por um despacho que o Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Ensino Básico e Secundário enviou à autarquia farense.

No despacho era recomendado que «será de ponderar a possibilidade de se considerar um regime de exceção relativamente às Escolas EB1 de Alto de Rodes e BB1 do Carmo, bem como relativamente a outras escolas, mediante uma análise casuística, cujas turmas funcionem em regime duplo».

Com a luz verde da tutela, dada a 5 de dezembro, os pais apressaram-se a colocar em marcha a reposição de horários. «Foi em sede de Conselho Geral do Agrupamento que, dias depois e por iniciativa da Associação de Pais, aquele órgão deliberou que a Direção do Agrupamento deveria estabelecer contacto com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, para que os horários fossem repostos, o mais rapidamente possível, de preferência no início do segundo período letivo, o que se veio a verificar hoje [ontem]», segundo a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 de Alto de Rodes.

«Este desfecho só foi possível com o estreito envolvimento dos pais dos alunos e de uma série de entidades, entre as quais não podemos deixar de destacar o Presidente da Câmara Municipal de Faro, a Provedoria da Justiça e os grupos parlamentares, bem como com a atenção que toda a comunidade dispensou a este assunto. A todos a Associação de Pais quer deixar o seu agradecimento público», acrescentaram.

Amanhã, quarta-feira, às 8 horas, pais e encarregados de educação das duas escolas voltam a juntar-se na rua, como já o haviam feito para levar a cabo protestos. Desta vez, o objetivo é trocar a faixa que havia sido afixada no gradeamento da escola EB1 de Alto Rodes com a frase «Queremos Mudanças um Horário para Crianças!», para outra com a palavra «Conseguimos!».

Comentários

pub