Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de portimao

Sul InformaçãoDar «a conhecer melhor o trabalho do Parlamento Europeu e o essencial das tomadas de decisão que afetam a vida diária dos cidadãos, em ano de Eleições Europeias, é o grande objetivo das seis sessões de esclarecimento/debates que o Centro Europe Direct do Algarve vai promover entre fevereiro e abril.

Os portugueses vão escolher os seus representantes no Parlamento Europeu no dia 25 de maio e a ideia do Europe Direct, sedeado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDRA) é chamar a atenção «para a importância da nossa participação enquanto cidadãos europeus».

Será, de resto, a CCDRA que acolherá, nas suas instalações, a primeira sessão. No dia 14 de fevereiro, os algarvios terão a oportunidade de participar no debate «(Re)enamore-se pela Europa», uma ação que decorre, em simultâneo, em 19 cidades do país.

jf-quarteira

A 21 de fevereiro, o Centro Europe Direct sai de casa para promover nova sessão em Loulé, sobre o tema «Europa espaço de emprego e mobilidade». A 24 de fevereiro, a iniciativa volta à CCDR Algarve, em Faro, para debater a temática «A Europa no mundo».

No mês de março, no dia 21, a iniciativa é levada a Lagos, onde se discutirá o tema «Europa espaço sustentável». As duas últimas sessões decorrem em abril, a primeira no dia 3, na Universidade do Algarve, sobre o tema «Na Europa 30 anos depois» e a segunda em Vila Real de Santo António, a 11, onde se falará sobe «A Europa dos cidadãos».

Mais informação sobre os locais de realização, programa e inscrições serão disponibilizado no site da CCDRA, «na proximidade da data das sessões-debate». Quem não puder estar presente fisicamente, pode seguir os debates online no site das Eleições Europeias e nas redes sociais Facebook e Twiter.

«A Europa está a passar por grandes transformações e a palavra crise “anda na boca de toda a gente”. Mas é também esta “crise” que contribui para despertar nos cidadãos a consciência de que as suas condições de vida tocam no “coração” da Europa. As eleições dão a oportunidade a todos os cidadãos de escolher a Europa que querem e o voto de cada um poder fazer a diferença!», enquadrou a CCDRA numa nota de imprensa.

«O Parlamento Europeu mudou e é cada vez mais impulsionado pelo que importa ao cidadão. Quer ouvir as muitas vozes e agir em conformidade. Quer reagir aos desafios. Quer ter um impacto real e positivo, assumir o presente e construir o futuro», concluiu aquela entidade.

vamos à vila 2025
teatro das figuras

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Obras zona histórica de Loulé. Maio 2025. MC (3)

Loulé garante que «todas as condições estão asseguradas para o MED», apesar das obras na zona histórica

DiaCidade24_Dia3HD

Quarteira celebra 26 anos de cidade