Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

Sul InformaçãoO orçamento do Município de Odemira para 2014 será de 30 milhões e 710 mil euros, menos 8% que em 2013, ano em que o montante já tinha sofrido um corte de 15%.

Apesar das restrições orçamentais e previsão de agravamento no novo ano, o Município de Odemira prevê «um ano de 2014 com intensa atividade, no caminho da renovação, desenvolvimento, crescimento e elevação da qualidade de vida dos odemirenses».

Assim, a ação deste que é o mais extenso município do país incidirá em cinco áreas prioritárias: desenvolvimento económico e emprego, inclusão e solidariedade, participação cívica e gestão pública, educação e conhecimento e ainda qualificação urbana e ambiental.

Banner lateral albufeira

O Orçamento e as Grandes Opções do Plano foram aprovados, por maioria, pela Câmara Municipal, no dia 13 de dezembro (com os votos a favor dos eleitos pelo PS e os votos contra dos eleitos pela CDU), e por maioria pela Assembleia Municipal, no dia 20 de dezembro (com 17 votos a favor do PS, 11 contra da CDU, 1contra do BE e 2 abstenções da Coligação Odemira com Futuro).

Reflexo das políticas do Governo de sistemáticos cortes nas transferências para as autarquias, a receita do Município de Odemira tem sido reduzida ao longo do último mandato, atingindo em 2013 um valor global acumulado de menos 35% nas transferências do Orçamento do Estado (OE) relativamente a 2009.

Ora, sublinha a autarquia liderada pelo socialista José Alberto Guerreiro, o OE para 2014 prevê uma redução de 377 mil euros das receitas municipais, determinando igualmente o acréscimo de transferências das Autarquias para a CGA de 20% para 23,75%, o que implica uma despesa adicional de 180.000 euros.

«A quebra de receitas do Município de Odemira traduz-se na redução da despesa, através de medidas concretas, que têm vindo a ser aplicadas desde 2010 e que terão continuidade em 2014, obrigando à reprogramação de alguns investimentos e redução de custos em atividades, parcerias, protocolos e acordos de colaboração e nas despesas afetas aos gastos com o pessoal», diz ainda o município.

 

Grandes Opções do Plano definem intervenções

Sul InformaçãoAs Grandes Opções do Plano do Município de Odemira para 2014 preveem, na área do Desenvolvimento Económico e Emprego, criar o “ninho de empresas”, apoiar as associações empresariais, captar investimento nas energias renováveis, promover o concelho e a oferta turística, incentivar o empreendedorismo, projetar novas zonas de fixação empresarial e incrementar o Parque Empresarial da Boavista dos Pinheiros.

Na Inclusão e Solidariedade, serão incrementadas políticas de envelhecimento ativo, apoio ao voluntariado e apoio aos mais carenciados (com o reforço do Cartão Social Municipal e do Apoio ao Arrendamento) e aprofundadas as parcerias com as IPSS na concretização de novas e renovadas respostas sociais.

No que diz respeito à Participação Cívica e Gestão Pública, será incrementada a participação cívica através de mecanismos do orçamento participativo e discussão pública das principais estratégias e projetos locais, continuando a modernização dos serviços municipais e valorizar, formar e promover a motivação dos quadros do município.

Quanto à área da Educação e do Conhecimento, será implementado o Projeto Educativo Municipal e continuada a reforma do Parque Escolar, criando condições para assumir de forma sustentada a gestão de novas competências na Educação, numa ação intimamente ligada à dinamização e qualificação da oferta cultural, como fator de diferenciação e de promoção de capacidade criativa, aliados a uma política de juventude ativa e inovadora.

Finalmente, na Qualificação Urbana e Ambiental, serão concretizadas intervenções em Sabóia, S.Teotónio, Vila Nova de Milfontes e no âmbito do Polis do Litoral Sudoeste, que inclui operações de qualificação urbana e ambiental no litoral.

Serão ainda implementados novos modelos de gestão ambiental, em especial na limpeza urbana, recolha de resíduos, água e saneamento básico, e será desenvolvida a estratégia Municipal de Eficiência Hídrica e Energética.

vamos à vila 2025

Também poderá gostar

Stethoscope and heart isolated on white

Em Maio, Odemira faz “Tudo em Prol do Coração”

INEM 23

Criança ferida em atropelamento ferroviário em Odemira helitransportada para Lisboa

comboios_linha ferroviaria_ferrovia_er_02

Rapaz de 12 anos com ferimentos graves em atropelamento ferroviário em Odemira