Tavira cria programa para incentivar atividade física no concelho

Promover mais atividade física, para que os munícipes de Tavira sejam cada vez mais saudáveis, é o grande objetivo do […]

Promover mais atividade física, para que os munícipes de Tavira sejam cada vez mais saudáveis, é o grande objetivo do «Programa de Promoção da Atividade Física e Criação de Gabinetes Técnicos de Apoio», que a Câmara de Tavira apresentou esta quinta-feira. A iniciativa vai ser dinamizada pela Casa do Povo de Santo Estêvão e prevê atividades para as diferentes faixas etárias.

O programa quer fazer mais do que proporcionar atividades físicas aos munícipes, quer também estimulá-los e orientá-los nesse sentido. Esse papel fica a cargo do Gabinete Municipal de Promoção da Atividade Física do Concelho, que funcionará no Pavilhão Municipal de Tavira e vai «promover a coordenação dos projetos, o aconselhamento e encaminhamento dos participantes».

Já o exercício físico propriamente dito, será orientado por quadros profissionais na área da educação física e desporto. E há muito por onde escolher.

Este programa prevê a criação de um «Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tavira», cujo objetivo é «desenvolver um trabalho dirigido à saúde e bem-estar da população, bem como promover, incentivar e acompanhar a atividade física e desportiva, sobretudo, no que respeita à marcha-corrida».

O Programa contempla ainda diversas ofertas, destinadas a diferentes públicos, nomeadamente as iniciativas «Todos a caminhar», «Todos a pedalar», «Põe-te a mexer», «Viva mais», «Infantários em movimento», «Atividade física adaptada» e «Todos em movimento».

Nos dois primeiros casos, as iniciativas são destinadas a maiores de 12 anos e visam, respetivamente, promover caminhadas e a prática de ciclismo. A iniciativa «Põe-te a Mexer» aponta para maiores de 18 anos e visa promover «a prática de atividade física/ desportiva, nomeadamente, ginástica de manutenção, aeróbica, localizada e fitness».

Para a população mais experiente, há a oferta «Viva Mais», destinada a maiores de 55 anos, enquanto os pequenos tavirenses irão ser inseridos na iniciativa «Infantários em Movimento», para alunos do pré-escolar de 3 a 5 anos.

A Câmara de Tavira não esqueceu a população com necessidades especiais e criou o projeto «Atividade física adaptada», direcionado a jovens da Fundação Irene Rolo, com mais de 16 anos, que são portadores de algum tipo de deficiência.

Já a iniciativa «Todos a Mexer, surge no âmbito de uma parceria com a ACES do Sotavento e destina-se aos utentes, a partir dos três anos, sinalizados por esta entidade, com o objetivo de combater a obesidade e promover a atividade física regular.

«Os projetos são gratuitos e possibilitam uma oferta desportiva diversificada de modo a sensibilizar a população para a adoção de um estilo de vida saudável, combatendo o sedentarismo e potenciando a qualidade de vida da população», concluiu a Câmara de Tavira.

Comentários

pub