Inovação no Design é tema de workshop na Universidade do Algarve

A Universidade do Algarve acolhe amanhã, sexta-feira, o workshop «New Design for the Product Re-Design». A partir das 14h30, o […]

A Universidade do Algarve acolhe amanhã, sexta-feira, o workshop «New Design for the Product Re-Design». A partir das 14h30, o especialista em design José Rui Marcelino vai falar sobre inovação no setor, na Sala de Actos da Faculdade de Economia, no Campus de Gambelas da instituição.

A terceira sessão de um ciclo de oficinas que o CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve está a promover, no âmbito do projeto europeu «WIDER – Crescimento sustentável das PME».

O workshop de amanhã pretende «dar a conhecer noções básicas da função do design nas empresas, onde e como intervém», bem como a «importância do processo de design na inovação como sendo o caminho necessário para ir da ideia até ao mercado».

Outro objetivo da oficina é «perceber a abordagem ao processo de desenvolvimento de novos produtos/serviços, gestão do processo, da cultura e das competências das equipas e instituições». Na sessão serão ainda apresentados «casos práticos de inovação incremental vs radical nas diferentes vertentes de design para o apoio ao lançamento de novos produtos».

Os interessados ainda podem inscrever-se, no site do CRIA. O número de participantes é limitado.

No dia 3 de dezembro, haverá novo workshop WIDER na UAlg, desta vez dedicado ao tema «Projecting Together and Through End User». Ana Castro, da Ahnfelt Consultants, é a oradora convidada.

 

Sobre o orador:

José Rui Marcelino nasceu no Porto em 1970. É Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (IST) e Master em Design de Meios de Transporte pela Scuola Politecnica di Design de Milão. Concluiu em 2012 o Doutoramento em Design pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), na área de Gestão do Processos de Design.

A nível académico, lecionou Projeto de Design no IST, na FAUTL e na EUAC. A nível profissional, e depois de uma passagem pelo Centro Stile ALFA ROMEO, fundou em 1997 a empresa Almadesign para se dedicar ao Design de Transportes, Produtos e Interiores. Para além da gestão da empresa e da responsabilidade pelos projetos, é consultor de design de diversas empresas e instituições. Com a Almadesign, recebeu o Prémio Nacional de Design em 1999 e 2009, o Good Design Award em 2009, a Menção Honrosa dos DME Awards 2009, o Green Good Design de 2010 e o Crystal Cabin Award em 2012, entre outros.

Colabora ativamente na dinamização de redes de cooperação entre empresas, tendo sido cofundador de grupos de trabalho e Associações como a PEMAS, Associação Portuguesa para a Indústria Aeronáutica.

Rui Marcelino no TEDxAveiro.

Comentários

pub