Câmara de Vila Real de Santo António integra centena e meia de portadores de deficiência

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acaba de formalizar 20 novos contratos emprego-inserção para pessoas portadoras de […]

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António acaba de formalizar 20 novos contratos emprego-inserção para pessoas portadoras de deficiência e incapacidade, assim reforçando, «uma vez mais, a sua aposta nas políticas de responsabilidade social».

Com esta medida, a autarquia passa a integrar mais de uma centena e meia de pessoas portadoras de deficiência nos seus mais variados setores (como é o caso da área cultural, desportiva, administrativa ou da manutenção de espaços verdes) e reforça as suas medidas inclusivas nesta área, implementadas há mais de seis anos.

Os novos contratos foram desenvolvidos em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, através das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, nomeadamente a Associação de Beneficência Mão Amiga, a Cruz Vermelha e a Santa Casa da Misericórdia de VRSA.

Desta forma, a Câmara está apoiar a transição destes munícipes para o mercado de trabalho, reforçando as suas competências.

Só em 2013, o município de Vila Real de Santo António já contabilizou a integração de mais de meia centena de pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade, cujos beneficiários dos contratos auferem uma bolsa de ocupação mensal no valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), mais subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais, por um período de 12 meses.

Os novos contratos fazem ainda parte do Plano Local de Emprego de Vila Real de Santo António, uma estratégia local inovadora que pretende diminuir o número de desempregados no concelho e propõe soluções com vista à implementação de políticas ativas de emprego, envolvendo todos os setores de atividade.

Comentários

pub