Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
dengun

Sul InformaçãoO ciclo de cinema “Kim Longinotto: Histórias no Feminino” começa na quinta-feira, dia 24 de outubro, no Teatro Municipal de Portimão (Tempo), para, durante as próximas três semanas, dar a conhecer os filmes de Kim Longinotto, uma das mais proeminentes documentaristas em atividade.

Resultado de uma parceria entre o Tempo e a Associação Zero em Comportamento, estas sessões do «Ciclo de Cinema às 5.as» reúne um conjunto de filmes da realizadora britânica, reconhecida internacionalmente pelos seus pungentes retratos e pelo sensível e apaixonante tratamento que faz de tópicos difíceis, tendo sido premiados internacionalmente quase todos os seus trabalhos.

A primeira obra a ser exibida será “Sisters in Law”, um documentário de 2005 que dá a conhecer o trabalho de duas mulheres da Associação de Mulheres Juristas (WLA) de Kumba, nos Camarões, que prestam apoio jurídico a mulheres e crianças vítimas de abusos, que de outra forma não seriam considerados pelo sistema judicial numa sociedade fortemente patriarcal, marcada pela tradição de abuso e de violência.

Banner lateral albufeira
Sul Informação
Sisters in Law

No dia 31 de outubro, segue-se “Divorce Iranian Style” que apresenta um olhar íntimo sobre a vida conjugal do Irão e seus conflitos, através das histórias de seis mulheres que invocam o direito de se divorciarem num país onde a lei favorece os maridos.

Por último, no dia 7 de novembro, será exibido “Pink Saris”, onde Longinotto acompanha a história de uma ativista política, líder do movimento Gulabi Gang, que trabalha pelos direitos das mulheres na região de Uttar Pradesh, no norte da Índia.

Sul InformaçãoKim Longinotto iniciou a sua carreira como documentarista em 1976 e viaja mundo fora para documentar os aspetos mais difíceis da realidade das mulheres, passando por temas tão diversos como o divórcio no Irão, a mutilação genital feminina no Quénia, a violência sobre mulheres e crianças nos Camarões, na África do Sul ou na Índia, a educação de crianças emocionalmente perturbadas em Inglaterra ou mesmo questões de género, identidade sexual e contradições culturais no Japão.

Todos os filmes serão exibidos às 21h30, no Pequeno Auditório e os bilhetes custam 3 euros, podendo ser adquiridos na bilheteira do Tempo, de terça a sábado, das 14h00 às 19h00, e em dias de espetáculo das 14h00 às 21h30.

Sul Informação
Divorce Iranian Style

Para mais informações e reservas: 282 402 475 / 961 579 917, ou através do sítio na Internet http://www.teatromunicipaldeportimao.pt.

 

Corrigida às 18h30, alterando a ordem de exibição dos primeiros dois filmes.

 

 

são brás de alportel
municipio de almodovar

Também poderá gostar

Sul Informação - Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Obras no Jardim da Fortaleza, na Praia da Rocha, devem estar concluídas na segunda quinzena de Julho

Sul Informação - Em Julho, há música, carros clássicos e cinema ao ar livre em Vilamoura

Em Julho, há música, carros clássicos e cinema ao ar livre em Vilamoura

Sul Informação - Município de Faro levou uma centena de idosos ao cinema

Município de Faro levou uma centena de idosos ao cinema