Francisco Martins tem cinco prioridades para a Câmara Municipal de Lagoa

«Recuperação económica do concelho, intervenção social, limpeza urbana, mobilidade urbana e a estratégia Lagoa 2030, que quer pensar Lagoa para […]

«Recuperação económica do concelho, intervenção social, limpeza urbana, mobilidade urbana e a estratégia Lagoa 2030, que quer pensar Lagoa para o futuro». Estas são as cinco prioridades do novo executivo da Câmara de Lagoa, que, a partir deste sábado, tem como presidente o socialista Francisco Martins.

As prioridades foram enunciadas pelo novo edil no seu discurso de tomada de posse, na cerimónia que teve lugar na tarde deste sábado num Auditório Municipal de Lagoa completamente cheio.

Francisco Martins anunciou ainda que o executivo que lidera pretende «inovar, ser diferente», uma «nova articulação entre os pelouros», «envolver todos os órgãos autárquicos» e, sobretudo, ser «proativos e não reativos».

O novo autarca disse ainda que pretende que «todo o grupo de trabalho, desde os vereadores aos funcionários, atuem na rua e não fechados em gabinetes» e anunciou que fará «uma presidência sempre aberta», numa «autarquia onde cabem todos».

«Farei diferente, sem menosprezar o trabalho que foi feito pelos outros», acrescentou, recordando depois todos os presidentes da Câmara de Lagoa após o 25 de abril.

Dirigindo-se ao anterior presidente, o social-democrata José Inácio, que Francisco Martins desalojou, o novo edil eleito pelo PS não teve problemas em recordar ter sido «pessoa próxima do Dr. José Inácio», elogiando a sua «abnegação» e amor a Lagoa.

Curiosamente, apesar do elogio que lhe foi feito pelo seu adversário socialista, os próprios correlegionários de José Inácio não lhe prestaram a mesma atenção. É que, na cerimónia, o anterior presidente da autarquia sentou-se na primeira fila, de um dos lados da coxia central, tendo a seu lado apenas o pintor Manuel Gamboa, enquanto os restantes vereadores do PSD se sentaram do outro lado, intercalados com os vereadores do PS.

A cerimónia no Auditório Municipal incluiu a posse dos vereadores – Luís Encarnação, Anabela Simão e Nuno Amorim, do PS, José Inácio, Rui Correia e Ondina Santos, do PSD – bem como dos membros da Assembleia Municipal.

No fim das tomadas de posse, teve lugar a primeira reunião de instalação da Assembleia Municipal (AM), com a eleição do presidente deste órgão. Só o PS, que, de qualquer modo, tinha maioria, apresentou à votação uma lista, integrando José Águas da Cruz como presidente, Ana Cristina Martins como 1ª secretária e Maria de Fátima Valdir Lopes como 2ª secretária. A lista foi eleita, com 15 votos a favor e oito brancos.

A fechar toda a cerimónia, foi a vez de discursar o novo presidente da AM. José Águas da Cruz recordou que, com o Orçamento de Estado para 2014 e a nova Lei das Finanças Locais, o município de Lagoa verá diminuir as suas receitas provenientes das transferências da administração central, a que se junta a quebra das receitas próprias, devido à crise. Não serão, por isso, tempos fáceis.

Águas da Cruz anunciou o lançamento do Orçamento Participativo e o regresso da Assembleia Municipal em Movimento, tudo para motivar a participação dos cidadãos. E terminou anunciando que será implementado «um debate anual na Assembleia Municipal sobre o estado do concelho, em que o executivo prestará contas».

 

Veja aqui mais fotos da cerimónia de tomada de posse.

 

Comentários

pub