Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

Sul InformaçãoO Município de Vila Real de Santo António já dispõe de uma Horta Comunitária na zona da Estacada Brava (Hortas).

Os primeiros 50 lotes de terreno estão entregues e permitirão o acesso a terras de cultivo, a custo zero, que poderão ser utilizadas para a produção de hortofrutícolas.

O equipamento terá uma forte componente social, mas funcionará também como um instrumento de economia complementar, permitindo às famílias o cultivo de produtos para consumo próprio.

jf-quarteira

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «o exemplo deverá ser repetido noutros terrenos que se encontram na posse do município, dando um importante contributo para a economia familiar».

Durante a atribuição dos lotes, o autarca lançou um desafio aos beneficiários, convidando-os a colaborar com o município de VRSA na produção de plantas ornamentais para a cidade.

A gestão da Horta Comunitária será assegurada pela empresa municipal VRSA – Sociedade de Gestão Urbana, que é também a proprietária dos terrenos.

Todos os lotes foram entregues através de um contrato de comodato, que terá a duração de um ano e será renovado por igual período, onde estão contempladas as regras de boa utilização do espaço.

Os terrenos estão devidamente delimitados e infraestruturados com pontos de rega. Durante a fase de arranque, todos os interessados terão acesso a um curso de formação sobre modos de produção e boas práticas alimentares.

O cultivo permitirá, de igual forma, a melhoria da qualidade ambiental dos terrenos e a valorização daquele ativo municipal.

Banner lateral albufeira
emarp

Também poderá gostar

Festa de Santa Rita_Procissão (2)

Santa Rita homenageia sua padroeira

bombeiros_er_12

VRSA: Incêndio deflagra em veleiro num estaleiro

Hastear das Bandeiras_VRSA (3)

VRSA celebrou 249 anos com inaugurações e homenagens