Silves comemora feriado municipal com muita festa em todo o concelho

Silves comemora no próximo dia 3 de setembro o Dia do Município, feriado municipal e data em que se completam […]

Silves comemora no próximo dia 3 de setembro o Dia do Município, feriado municipal e data em que se completam 824 anos sobre a conquista da cidade de Silves. Para assinalar esta data, a Câmara Municipal de Silves desenvolveu uma programação especial que tem início a 30 de agosto e se estende até 07 de setembro.

A atuação da Orquestra de Percussão Percutunes foi uma das ações que abriram as festividades, no dia 30 de agosto, em Armação de Pêra. Também neste dia abriu portas a XII Feira dos Frutos Secos, em Alcantarilha, evento promovido pela Junta de Freguesia local e pela CMS e que termina este domingo, dia 1 de setembro, no Largo da Junta de Freguesia.

Amanhã, segunda-feira, dia 2 de setembro, é inaugurada, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal de Silves a exposição “Tampos de latas de conserva”, da coleção de José Alexandre Pires.

Pelas 16h00 abre nos Paços do Concelho a mostra de documentos históricos “Sobre o Dia da Cidade… o que conta o nosso Arquivo”.

No dia do Município, 3 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, Al-Mut’amid e Ibn Ammar irão guiar os visitantes pelo Castelo de Silves na atividade “Hoje estão connosco os personagens da nossa História”.

Mas este dia é também de aniversário do Museu Municipal de Arqueologia de Silves (MMAS), que perfaz 23 anos.

Assim, e para além de haver entradas gratuitas, serão feitas visitas guiadas ao Museu e ao poço cisterna, atividades dirigidas a famílias com a rúbrica “Velhinhos com vida – a história dos fragmentos” e, como não poderia deixar de ser, às 16h00, serão apagadas as 23 velas do bolo de aniversário do MMAS.

Em Messines, no Museu do Traje e das Tradições também serão feitas visitas guiadas, entre as 10h00 e as 18h00.

A 7 de setembro, dia de encerramento destas comemorações, o arqueólogo António Rodrigues e a conservadora restauradora Fátima Silva irão falar sobre a História, Arqueologia e Restauro da Fortaleza de Santo António das Areias.

O colóquio tem início às 17h00 e realiza-se na sala polivalente do CF “Os Armacenenses”, em Armação de Pêra.

À noite, e numa iniciativa promovida pela Sociedade Filarmónica Silvense, tem lugar na Praça Al-Muthamid, em Silves, às 21h30, o XXXI Encontro de Bandas Civis. Participam nesta edição a Banda Musical de Tavira e a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense.

O programa detalhado das comemorações do Dia do Município pode ser consultado aqui.

Comentários

pub