Palmeiras mortas inspiram projeto artístico em Faro

O Palm Trees Project, um evento artístico inspirado nas palmeiras mortas que proliferam por todo o Algarve, vai ser inaugurado, […]

O Palm Trees Project, um evento artístico inspirado nas palmeiras mortas que proliferam por todo o Algarve, vai ser inaugurado, em Faro, no dia 2 de outubro.

Terá sido em 2007, que o mortífero e voraz escaravelho Rhynchophorus ferruginus, presumidamente proveniente do sul de Espanha, foi introduzido em Portugal. Desde então, contam-se por centenas e centenas as palmeiras que tiveram que ser cortadas para que a praga não tomasse dimensões catastróficas.

A Associação Internacional de Arte Peace and Art Society (PAS), com sede em Faro, consciente do tremendo impacto ambiental e social do problema na região, decidiu lançar uma vasta ação criativa para que a tragédia fosse conhecida mundialmente e assim nasceu o Palm Trees Project.

Este projeto consiste na construção de instalações artísticas que são colocadas junto às palmeiras cortadas.

Quinze artistas oriundos de Portugal, País de Gales, Bélgica, México, Brasil e Israel  já concluíram as suas obras que poderão ser vistas junto ao edifício prisional e na área pedonal entre essa rotunda e o Largo Luís de Camões.

Está também já confirmada a vinda nos próximos meses, de outros membros internacionais da Peace and Art Society reforçando deste modo a divulgação global deste projeto que está a colocar a cidade de Faro e o Algarve, na rota mundial da Arte Urbana.

A cerimónia de abertura oficial do Palm Trees Project está marcada para as 11 horas e será presidida pelo presidente da Câmara Macário Correia.

Comentários

pub