Loulé promove mobilidade sustentável durante uma semana

Loulé vai aderir à Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de setembro. Durante este período, serão […]

Loulé vai aderir à Semana Europeia da Mobilidade, entre os dias 16 e 22 de setembro. Durante este período, serão promovidas neste concelho iniciativas de incentivo ao uso da bicicleta, transportes públicos, ou mesmo andar a pé, «promovendo a redescoberta das vilas e cidades e do seu património, assim como um ambiente mais saudável e agradável».

«De forma a promover a utilização dos transportes públicos urbanos, durante toda esta semana os munícipes poderão usufruir gratuitamente dos mesmos nas cidades de Loulé (TUL) e Quarteira (TUQ), mediante a apresentação do cartão “Mais Perto de Si!”, criado através de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a ACRAL. O cartão em causa será entregue pelos comerciantes associados da ACRAL aos munícipes que façam compras no comércio local de Loulé e Quarteira», revelou a autarquia louletana.

Também serão promovidas ações de sensibilização junto da população escolar, «com o objetivo de incutir a dinâmica de uma mobilidade sustentável». Iniciativas que vão realizar-se nas «principais artérias das cidades de Loulé e Quarteira, tendo em vista o uso do transporte público, o andar a pé, a partilha de transporte, etc. utilizando para o efeito cartazes elaborados pelos alunos».

«Haverá também um percurso pela área histórica de Loulé, incentivando os alunos a andar a pé como forma de poderem apreciar o legado histórico da cidade de Loulé. Também está prevista a realização de um Peddy Paper, no Parque Municipal de Loulé, com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, que tem por objetivo numa vertente inspiradora em ruas seguras, educação para a cidadania rodoviária, bem como uma mobilidade sustentável», anunciou a Câmara.

No centro Ambiental de Loulé, serão promovidas ações de sensibilização com sessões em sala, direcionadas para a população escolar, bem como diversas ações de incentivo à prática de exercício físico ao ar livre na cidade de Loulé, tais como o “combat” e “cycling”, dirigidas aos alunos.

A Semana da Mobilidade culmina no Dia Europeu sem Carros, 22 de setembro, um domingo e, como é habitual, vão ser vedadas ao trânsito algumas artérias do concelho. Em Loulé, o tráfego motorizado estará vedado durante oito horas na Praça da República e na Avenida José da Costa Mealha, onde terá lugar a partida e chegada de passeios/marchas, provas de bicicleta e BTT.

O eixo Quarteira/Vilamoura também encerrará ao trânsito por igual período, estando previsto um passeio de bicicleta com partida da Avenida Marginal de Quarteira, em direção a Vilamoura, passando nas ciclovias de Vilamoura, com a colaboração da Lusort.

«Por último, esta Autarquia irá desenvolver materiais de sensibilização sobre a mobilidade sustentável, através dos quais procurar-se-á sensibilizar para a mobilidade sustentável, impulsionando a utilização de meios de transporte mais sustentáveis. A frase “Entra, que eu levo-te” será colocada nos transportes urbanos. A transmissão de ecodicas, conselhos e exemplos de boas práticas nas deslocações diárias (bicicleta, a pé, partilha de automóvel com colegas, etc.) são alguns dos conteúdos dos materiais distribuídos eletronicamente por mailling e colocados para download no site da autarquia», revelou, ainda, a Câmara de Loulé.

Comentários

pub